Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital do Probex 2020 com oferta de 667 bolsas de extensão

UFPB publica edital do Probex 2020 com oferta de 667 bolsas de extensão

Neste ano, a quantidade de bolsas aumentou em 11% comparada ao ano passado
publicado: 08/01/2020 18h48, última modificação: 08/01/2020 19h57
Vigência do Programa de Extensão compreende período de 01 de abril a 31 de dezembro. Crédito: Angélica Gouveia.

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação de Programas de Ação Comunitária – COPAC, publicou o edital do processo seletivo de projetos de extensão no Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX, Edição 2020. O programa ofertará este ano 667 bolsas, no valor mensal de R$ 400,00. A quantidade  representa um aumento de 11% em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 600 bolsas.

O Probex é uma das principais estratégias da política de extensão universitária da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, para promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

A coordenadora de Programas de Ação Comunitária, Marçonilia Maria Dias Arnoud, ressaltou que é extremamente positivo o aumento no número de bolsas. "Vai possibilitar a produção de maior número de projetos, consequentemente, maior número de bolsas distribuídas com os discentes em todos os campi", pontuou. “A gestão da professora Margareth Diniz é a gestão que mais disponibilizou recursos internos para esse programa”, disse. Segundo Marçonilia, em 2012 o programa trabalhava com em torno de 400 bolsas. No ano passado foram 600 e, agora, 667.

Os projetos Probex 2020 terão carga horária total de 720 horas, mensal de 80 horas e semanal de 20 horas. Conforme o edital, as áreas temáticas da extensão universitária são oito: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e, por último, Trabalho.

As bolsas serão distribuídas, conforme aprovação dos projetos no processo seletivo, na seguinte proporção:

30 bolsas para atuação de discentes da graduação nos Projetos das Assessorias de Extensão, distribuídas proporcionalmente ao número total de projetos “aprovados com bolsa” por Centro;

40 bolsas para atuação de discentes em projetos permanentes da Pró-Reitoria de Extensão – Proex;

597 bolsas serão distribuídas segundo a classificação obtida pelos projetos no processo de seleção em ordem decrescente.

Em situações em que houver bolsas residuais, elas deverão ser redistribuídas aos projetos que apresentarem as melhores notas, observada a rigorosa ordem de classificação. As bolsas somente serão pagas aos bolsistas com Plano de Trabalho, cujo status esteja “ativo” no Sigaa, até o dia 08 de abril de 2020. O quantitativo de bolsas, a periodicidade e o próprio pagamento das bolsas do Probex 2020 está condicionado à aprovação da Lei Orçamentária Anual e à disponibilidade orçamentária para o exercício.

Seleção

Os processos de seleção dos discentes que participarão das ações será realizado pela equipe de coordenação de cada projeto, com o auxílio da Assessoria de Extensão de cada Centro de Ensino, após a divulgação dos projetos selecionados.

Conforme o cronograma constante no edital, a vigência do Projeto de Extensão compreende o período de 01 de abril a 31 de dezembro de 2020.

O prazo para a submissão das propostas de ações de extensão pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), módulo “Extensão, vai de 03 a 17 de fevereiro de 2020. O período de avaliação das propostas vai de 27 de fevereiro a 06 de março.

Já o resultado preliminar dos projetos deve ser divulgado no dia 12 de março e, após os pedidos de reconsideração, a divulgação do resultado final dos projetos classificados, com a rigorosa ordem de classificação e respectiva concessão de bolsas, está prevista para ser divulgado no dia 20 de março, no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Extensão..

O cronograma completo assim como todas as normas da seleção estão disponibilizados no edital.

Um aspecto a ser observado na elaboração das propostas de extensão é a política de internacionalização da UFPB, instituída pela Resolução CONSUNI Nº06/2018. O Edital Probex 2020, no item 3.2, traz uma relação de conceitos que serão considerados como indicadores de internacionalização.

A coordenadora de Programas de Ação Comunitária informou que este ano a seleção traz um novo disciplinamento voltado para o cumprimento de obrigações. “Aquele professor que coordenou projeto em 2019 e não o submeteu o resumo nem a apresentação do seu projeto em um encontro de extensão, ele vai ter sua proposta desclassificada. É uma questão de disciplinamento e de responsabilidade com o dinheiro público”, explicou Marçonilia Maria Dias Arnoud.

Ela destacou, ainda, entre as inovações, na fase de submissão de projetos, a exigência de que os proponentes anexem nas suas propostas cartas de anuência informando sober o interesse de onde o projeto vai ser desenvolvido. "Porque, na prática, a gente vem observando que os projetos são aprovados e levam, em média, 90 dias nas tratativas, até que a instituição, a ONG, a empresa, a escola, a comunidade diga se deseja ou não a ação", explicou.

Ascom/UFPB