Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital para concessão de 1.040 auxílios estudantis

UFPB publica edital para concessão de 1.040 auxílios estudantis

publicado: 06/12/2021 21h01, última modificação: 06/12/2021 21h02
Inscrições são de 07 a 17 de dezembro de 2021 para alunos veteranos e de 01 a 11 de fevereiro de 2022 para ingressantes no período 2021.2

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta segunda-feira (06), o edital Nº10/2021 para abertura do processo de seleção unificada para auxílio estudantil a estudantes de graduação presencial. As inscrições vão ocorrer no período de 07 a 17 de dezembro de 2021 para alunos veteranos e de 01 a 11 de fevereiro de 2022 para alunos ingressantes no período 2021.2. O edital está ofertando ao todo 1.040 auxílios.

O Conselho Universitário (Consuni) concluiu, no último dia 18 de novembro, a aprovação da Resolução que regulamenta os auxílios estudantis da Prape. O edital da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante – Prape é destinado aos discentes de graduação presencial do Campus I - João Pessoa e Santa Rita, Campus II - Areia, Campus III - Bananeiras e Campus IV - Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape). São 390 auxílios no total para o Campus I, 180 para o Campus II, 180 para o III e 270 para o IV.

O pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, disse que, havendo disponibilidade orçamentária, será ampliado o número de auxílios inicialmente disponibilizados no edital.

"O último edital geral de auxílios foi lançado em 17 de junho de 2019 e, depois disso, veio a pandemia", comentou o Prof. Alfredo Rangel, cuja expectativa é de que sejam concedidos aos estudantes mais auxílios do que a oferta em edital.

Conforme o edital, o auxílio restaurante universitário será destinado para os campi I (exceto para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa Rita); II - Areia, III - Bananeiras e IV - Rio Tinto/Mamanguape; o auxílio-alimentação será destinado para o Campus I – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Mangabeira e Santa Rita - e Campus IV – exclusivamente para estudantes com cursos sediados em Mamanguape. O auxílio-alimentação é destinado aos discentes das unidades acadêmicas que não dispõem do serviço de restaurante universitário. O valor do auxílio-alimentação será de R$ 360,00 mensal.

O auxílio-moradia é destinado aos campi I – João Pessoa e Santa Rita, III - Bananeiras e IV – Mamanguape/Rio Tinto. Esse auxílio é uma ajuda de custo para as despesas com habitação e se destina aos estudantes que vieram residir na cidade-sede do curso matriculado, exclusivamente, para cursar a graduação. O valor do auxílio-moradia será de R$ 600,00 mensal.

Já residência universitária, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar contemplam todos os quatro campi. O auxílio pré-escolar, no valor de R$ 250,00 mensais, destina-se a uma ajuda de custo para creche ou cuidador particular ao aluno com filho menor de 6 anos de idade. Todos os valores, distribuição dos auxílios e demais informações podem ser conferidos no edital.

Para a solicitação de quaisquer dos auxílios, serão considerados, cumulativamente, os seguintes requisitos: estar cursando a primeira graduação; e possuir renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo. Os critérios específicos para cada um dos auxílios também estão descritos no edital.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 13 de maio de 2022.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia