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UFPB publica resolução de creditação curricular da extensão para os cursos de graduação

publicado: 25/04/2022 18h55, última modificação: 26/04/2022 09h28
A partir de janeiro de 2023, o currículo dos cursos de graduação dos alunos ingressantes já deverão estar adequados à nova resolução

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, no último dia 19, a resolução nº 02/2022 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que regulamenta a creditação das atividades de extensão como componentes curriculares dos cursos de graduação.  Com a resolução, todos os discentes que ingressarem na UFPB a partir de janeiro de 2023 deverão dedicar entre 10% e 15% da carga horária do curso a atividades de extensão.

Com a inserção curricular da extensão, a UFPB cumpre as normas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e na Resolução nº 07/18 do Conselho Nacional do Ministério da Educação (CNE/CES), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira

A creditação da extensão é a inserção das atividades extensionistas nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) de graduação da UFPB, por meio de componentes curriculares com carga horária destinada a estas atividades, o que garante o caráter indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão na formação discente, na qualificação do docente e na relação com a sociedade.

 A aprovação da resolução valoriza a transferência do conhecimento gerado na interligação entre UFPB e comunidade por meio de 05 modalidades de atividades extensionistas: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviço; e estabelece a exigência de que, no mínimo, 10% dos créditos de cada curso sejam reservados para atividades de extensão.

Já existem diversas iniciativas extensionistas na UFPB, a exemplo das 123 ações do Fluxo Contínuo de Extensão - FLUEX 2022 e 656 ações do Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX 2021-2022 que estão em andamento, segundo informações do Thiago Cavalcante Silva, coordenador Programas de Ação Comunitária, no entanto, o documento atualiza e unifica o regramento da área finalística na Universidade, além de desburocratizar e incentivar a prática extensionista pela comunidade acadêmica.

Para a Pró-reitora de Extensão da UFPB, Profa. Berla Moraes, a creditação da Extensão traz mudanças importantes para a Instituição, uma vez que resulta na ampliação de 10% para 100% de discentes envolvidos em atividades de extensão, o que implica em um aumento nos registros das 05 modalidades de extensão e no crescimento do alcance das ações extensionistas junto a diversos segmentos da sociedade, fortalecendo a política de responsabilidade social da UFPB.

“A extensão, como função acadêmica indissociável do ensino e da pesquisa, impactará o processo formativo dos discentes, a qualificação docente e de seus processos pedagógicos, aproximando o saber acadêmico do saber popular, que tem atuação pautada no contexto real, potencializando o desenvolvimento humano, social, tecnológico, artístico, cultural, econômico e possibilitará a transformação de vidas, de cotidianos”, disse a Profa. Berla.

A Prof. Silvana Maciel, Pró-reitora de Graduação na UFPB, também acredita que a creditação da extensão pode aprimorar a formação oferecida na Instituição. “Com a creditação, a extensão estará realmente vinculada ao ensino e proporcionará ao aluno experiências práticas fora do âmbito da Universidade para aplicação do conhecimento aqui adquirido. Isso vai impactar todos os cursos da UFPB e esperamos que seja um impacto que melhore a formação do aluno para possibilitar o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão”, afirmou a docente.

Também é no sentido de desenvolvimento da tríade que Patrícia Rocha, Profa. do Departamento de Jornalismo (CCTA/UFPB), percebe a creditação da extensão. Para a docente, essa iniciativa faz com que a Universidade esteja mais próxima da sociedade ao passo que os estudantes tenham acesso a uma formação mais completa. 

“É com a comunidade que as nossas ações de extensão dialogam, por isso, quanto mais alinhada a extensão está aos demais alicerces que fundamentam a Universidade - o ensino e a pesquisa -, mais a UFPB fortalece sua presença no cotidiano da população, tendo reais possibilidades de modificar os diversos contextos em que está inserida. Isso permite que os estudantes, em fase de formação, e a Universidade não fiquem à parte ou isolados da sociedade, mas participem ativamente da produção de conhecimento, da partilha de saberes, contribuindo para transformar pessoas e realidades”, afirmou Patrícia Rocha.

Implantação

A creditação da extensão vem sendo implantada nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Na UFPB o processo foi conduzido, ao longo do último ano, pela Comissão de Creditação da Extensão, composta por representantes das pró-reitorias de extensão e graduação, docentes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, entre servidores docentes, técnicos administrativos e discentes. A comissão realizou reuniões e diálogos com a comunidade acadêmica para elaborar a minuta de resolução que regulamenta a incorporação da extensão na graduação.

Para as atividades de extensão serem inseridas como componente curricular nas matrizes curriculares, a resolução de Creditação da Extensão da UFPB apresenta os passos a serem seguidos pelos órgãos envolvidos. Caberá às coordenações dos cursos e respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) a elaboração de propostas para inclusão de atividades extensionistas no Projeto Pedagógico dos Cursos.

Além de serem apreciadas pelos colegiados dos cursos, as modificações nos projetos pedagógicos deverão ser analisadas pelas Pró-reitorias e aprovadas pelo Consepe. Para apoiar o processo, as Pró-reitorias de Extensão e de Graduação estarão disponíveis para atender coordenações de curso na oferta de suporte e orientação sobre as tramitações que serão realizadas.

“A Proex está se adequando para fornecer todo o suporte necessário para ajuste do PPC, implantação das atividades de extensão nos currículos e autoavaliação do processo. Importante destacar que a Proex, encarregada de elaborar e disponibilizar via STI o formulário de autoavaliação anual, acompanhará o impacto da creditação da extensão junto aos cursos e no atendimento de indicadores e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional”, explicou a Pró-reitora Berla Moraes.

“O suporte às coordenações será integral, desde elaboração de material de apoio com as orientações necessárias, até reuniões sobre o processo e análise dos PPC´s”, assegurou a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel.

Nos próximos dias, a Comissão de Creditação da Extensão divulgará uma agenda de ações junto a cada curso de graduação para orientações e esclarecimentos e será disponibilizado um manual com orientações, com passo a passo de todo o processo de implantação da creditação.

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Reportagem: Elidiane Poquiviqui com informações da Proex
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia