Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB reabre inscrições para 800 vagas remanescentes de monitoria remota

UFPB reabre inscrições para 800 vagas remanescentes de monitoria remota

Professores devem solicitar bolsa de monitoria até esta quinta-feira (10)
publicado: 10/09/2020 15h14, última modificação: 10/09/2020 15h14
Para cada componente curricular selecionado, será disponibilizada uma ou mais cotas de monitor bolsista. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reabriu as inscrições para 800 vagas remanescentes de monitoria remota para estudantes. Os professores da federal paraibana devem solicitar bolsa de monitoria até esta quinta-feira (10), por meio de formulário eletrônico, incluindo o plano de atividades de ensino remoto para o componente curricular a ser atendido pelo Programa de Monitoria para o Ensino Remoto da UFPB..

De acordo com edital simplificado, para cada componente curricular selecionado, será disponibilizada uma ou mais cotas de monitor bolsista. As propostas submetidas serão avaliadas pela Coordenação de Programas e Projetos Acadêmicos (CPPA) da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB.

A seleção dos estudantes candidatos às bolsas concedidas será de responsabilidade dos professores orientadores e deverá ser realizada de 15 a 18 de setembro, com base em edital expedido pelos próprios orientadores e amplamente divulgados pelos departamentos e/ou coordenações de ensino, de forma remota.

Poderão se candidatar às bolsas os estudantes com matrícula nos cursos de graduação presencial e a distância da UFPB que tenham concluído, obrigatoriamente, no mínimo, um módulo do Curso Preparatório para o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Remoto.

Esse curso preparatório, oferecido pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) da UFPB, está com inscrições abertas no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) da federal paraibana, até o próximo domingo (13).

O estudante também deve ter concluído e sido aprovado com média igual ou acima de 7,0 (sete), no componente curricular para o qual deseja ser monitor. Além disso, deve possuir disponibilidade de 12 horas semanais para as atividades de monitoria e dispor de conhecimentos e habilidades necessárias para utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação.

A função de monitor para o ensino remoto poderá ser exercida na modalidade remunerada ou não-remunerada. O valor da bolsa será de R$ 400 mensais, com período de concessão de quatro meses de atividade efetiva, que corresponderão de setembro a dezembro deste ano, durante o período suplementar 2020.1 da UFPB.

O resultado final da seleção dos projetos de monitoria remota, após recursos, será divulgado na próxima terça-feira (15), no site da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB.

No encontro de avaliação, caracterizado como Encontro de Iniciação à Docência (Enid), realizado anualmente, as experiências de monitoria, até então vivenciadas, serão, obrigatoriamente, apresentadas pelos orientadores e monitores, na forma estabelecida pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB.

A oferta de monitoria remota atende à Portaria do Gabinete da Reitora n° 231/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção e adequação do funcionamento da UFPB às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19).

O Programa de Monitoria para o Ensino Remoto da UFPB tem como objetos a formação complementar dos alunos dos cursos de graduação presenciais e a distância da federal paraibana, a fim de despertar o interesse pela carreira docente, promovendo a cooperação acadêmica entre discentes e docentes e contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino.

Além disso, o programa tem o intuito de apoiar e de assessorar operacionalmente as atividades didáticas desempenhadas pelos docentes da UFPB que requeiram o emprego de tecnologias digitais de comunicação e informação para o seu desenvolvimento, enquanto vigorarem as restrições para aulas presenciais, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Esclarecimentos e informações adicionais devem ser consultados no edital simplificado e/ou pelo e-mail cppa@prg.ufpb.br.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB