Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

UFPB realiza 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

publicado: 14/09/2022 17h08, última modificação: 14/09/2022 17h08
A olimpíada é voltada para alunos do ensino fundamental e médio

Foto: Freepik

No próximo dia 19, ocorre nacionalmente a aplicação das provas da 2ª fase da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Organizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a olimpíada é uma realização do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e do Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida.

A edição de 2022 contou com cerca de 50 mil inscritos em todo o Brasil e mais de 9 mil alunos participarão da segunda fase. Em decorrência do grande volume de participantes, a data de realização da segunda fase da competição foi alterada do dia 12 de setembro para o dia 19. Em nota, a organização divulgou que a aplicação das provas será realizada de forma presencial nas escolas participantes para os alunos aprovados na 1ª fase.

O objetivo da Olimpíada é instigar uma competição saudável que estimule o conhecimento da Educação Financeira para crianças e adolescentes.

Assim, a OBEF se destina a alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino público e privado, dividindo-se em cinco níveis: Nível 1: alunos do 2º ao 3º ano do ensino fundamental I; Nível 2: alunos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental I; Nível 3: alunos do 6º ao 7º ano do ensino fundamental II; Nível 4: alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental II; e Nível 5: alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Participam da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira estudantes dos estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Em 2022 a Olimpíada está dividida em 4 fases. A intenção é que a 3ª e a 4ª fase da competição ocorra nos núcleos federativos de cada estado. Na Paraíba, ocorrerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba.

Outras informações sobre a OBEF estão disponíveis no site do projeto e no perfil do Instagram @edufinanceiraprobex.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins