Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 4ª edição do Energy Summit

UFPB realiza 4ª edição do Energy Summit

publicado: 04/11/2022 19h21, última modificação: 05/11/2022 06h48
Evento reuniu empresas, investidores e comunidade acadêmica para debater tendências para o setor de energia

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) realizou, nesta sexta-feira (4), a quarta edição do Energy Summit, evento anual que tem o intuito de promover a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e profissionais do setor de energia e industrial. O evento ocorreu no auditório da reitoria, no campus de João Pessoa, e reuniu representantes das empresas Huawei, Energisa, L8 Energy, Canadian Solar, Baterias Moura e Rio Alto Energias Renováveis, que debateram sobre a transição energética em curso no Brasil e no mundo.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, durante a manhã, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, o diretor do CEAR, professor Euler Macedo, a superintendente da Agência de Inovação da UFPB (Inova), professora Kelly Gomes, e o coordenador de inovação e empreendedorismo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Sílvio Rossi, representando o presidente da Fundação, Roberto Germano.

“Temos aprendido muito sobre geração de energia e estamos aprendendo a armazenar e economizar energia”, ressaltou o Reitor Valdiney Gouveia, que presidiu a solenidade de abertura. Ele afirmou ainda que o CEAR é uma referência importante para a UFPB pelo trabalho realizado pelos profissionais do Centro, que abriga uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O credenciamento do CEAR/UFPB como unidade Embrapii ocorreu em 2021, após um processo seletivo nacional, explicou o Diretor do Centro, professor Euler Macedo, também durante a abertura do Energy Summit. Segundo ele, o objetivo é desenvolver projetos de pesquisa na área de energias renováveis junto a empresas, com foco nas demandas dessas instituições.

Euler Macedo destacou alguns dos projetos desenvolvidos no centro de ensino, a exemplo da parceria com a Rio Alto Energias Renováveis para implementação de um sistema de posicionamento inteligente de painéis solares, a partir de um software criado pelos pesquisadores do CEAR.

Em sua apresentação sobre os desafios de financiar os investimentos em energia renovável, o CEO da Rio Alto Edmond Farhat ressaltou a importância dessa parceria com a universidade para a geração de energia de forma mais eficiente nas usinas de energia solar instaladas pela empresa no sertão da Paraíba.

Após vários testes do sistema criado na UFPB, a Rio Alto vai dar início à instalação desse software que vai permitir uma melhoria de 4% no processo de produção de energia a partir dos painéis solares. “Esse percentual de 4% é um ganho impressionante dentro do investimento, como um todo, nas nossas usinas”, informou. Ainda segundo ele, o aperfeiçoamento desta tecnologia, que segue em andamento na universidade, é crucial para a otimização do processo de geração de energia pela empresa.

O Energy Summit contou na edição 2022 com dois painéis, mediados pela professora Camila Seibel, que é coordenadora do Laboratório FABLAB/UFPB. O primeiro, realizado pela manhã, foi O setor de energia e investimentos, com a participação do CEO da Rio Alto, Edmond Farhat, do gerente de operações da Energisa Paraíba, Felipe Costa, e do diretor comercial da L8 Energy André Santin.

À tarde, o painel O papel do setor industrial na transição energética contou com as apresentações do coordenador comercial da Moura Acumuladores, Francisco Silva, do manager da Huawei, Roberto Valer, e do gerente de produtos da Canadian Solar, Felipe Santos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram do CEAR.

Reportagem: Milena Dantas
Fotos: Angélica Gouveia