Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 4º Fórum Paraibano de Biomedicina

UFPB realiza 4º Fórum Paraibano de Biomedicina

publicado: 09/11/2021 18h17, última modificação: 09/11/2021 18h23
As inscrições acontecem até o dia 17 de novembro

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nos dias 18 e 19 de novembro a 4º edição do Fórum Paraibano de Biomedicina. O evento é organizado pelo Núcleo Docente Estruturante do curso de Biomedicina e será realizado em referência ao dia do Biomédico, comemorado no dia 20 de novembro.

Os interessados devem realizar as inscrições por meio de formulário do Google Forms, no período de 9 a 17 de novembro. Serão oferecidas palestras e minicursos.

O fórum tem como objetivo divulgar o conhecimento científico para estudantes e profissionais da área, bem como promover a profissão de biomédico.

As atividades práticas serão realizadas nos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Patologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), seguindo as exigências sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. As palestras serão ministradas no formato remoto. Para os minicursos, a inscrição custa R$ 15,00.

Confira, abaixo, a programação do evento:

Dia 18 (quinta-feira) - Palestras online gratuitas - 18h às 21h

•18h – Abertura do evento;
•18h30 – “Papel do Biomédico na Divulgação Científica” – Dra. Zaine Lyra;
•19h15 – “Atuação do Biomédico na Gestão de Qualidade” – Dr. Victor Tabosa;
•20h15 – “Biomédico na Carreira Acadêmica e Estudo da Hipertensão Arterial” – Dra. Jéssica Lopes;
•21h – “Variabilidade Clínica na Anemia Falciforme: Papel dos Moduladores Moleculares” – Ma. Gabriela da Silva Arcanjo.

Dia 19 (sexta-feira) - Minicursos presenciais - 8h às 12h

•Minicurso: “Testes Fenotípicos para Detecção de Resistência em Bactérias Gram-Negativas”, com os Biomédicos Érica Oliveira e Lamartine Martins;
•Minicurso: “Métodos e Técnicas de Avaliação em Estética Facial”, com a Tecnóloga em Estética e Cosmética Patrícia Cristina;
•Minicurso: “Covid-19: Diagnóstico Laboratorial e Vigilância Genômica”, com o professor da Escola Técnica de Saúde da UFPB João Felipe;
•Minicurso: “Preparações Histológicas: Do Processamento à Análise Microscópica, com a Biomédica Mariana Aragão e a Bióloga Edlene Lima;

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins