Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 5º Fórum de Ensino Básico e Profissional promovido pelo CAVN
conteúdo

Notícias

UFPB realiza 5º Fórum de Ensino Básico e Profissional promovido pelo CAVN

publicado: 06/10/2022 18h22, última modificação: 06/10/2022 18h22
Evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promoverá, nos dias 7 e 8 de outubro, o 5º Fórum de Ensino Básico e Profissional. 

Com o lema: “Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura como Dimensões Indissociáveis da Formação Humana”, o evento foi idealizado na perspectiva de criar um espaço para a discussão de temas atuais relacionados à educação básica, profissional e tecnológica. 

A edição internacional conta com a presença de professores da UFPB, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Representantes das Secretarias Municipais de Educação dos municípios localizados nas adjacências ao campus III da UFPB também foram convidados a participar. 

O evento contará com momentos de partilha das experiências no âmbito da Educação Básica e na Modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Haverá mesas redondas, palestras e tertúlias, tanto nacionais quanto internacionais, sendo uma delas composta por estudantes camaroneses que estão realizando intercâmbio no CAVN. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio  do Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SigEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml). Ao todo foram disponibilizadas 300 vagas. 

Além dos docentes e discentes, a comunidade externa e gestores educacionais também podem participar. Os encontros ocorrerão no CAVN, no campus III da UFPB, durante manhã e tarde. Uma apresentação cultural está prevista para acontecer na solenidade de abertura do Fórum. 

Dentre os temas a serem discutidos, estão: A Integração Curricular a partir dos Eixos Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura; Os desafios para Ensino Médio Integrado frente à Reforma do Ensino Médio e à Base Comum Curricular; Projetos Integradores e o Papel da Pesquisa e da Extensão na Integração Curricular. 

O professor da UFPB, Alex da Silva Barbosa, membro da comissão organizadora do evento, destacou a importância do fórum: 

“O fórum de ensino configura-se como um espaço de compartilhamento de saberes e experiências entre os sujeitos que desenvolvem educação básica e EPT no âmbito federal, estadual e municipal. Criamos um espaço para discutir ensino, trabalho, ciência, tecnologia e cultura, dimensões indissociáveis da formação humana”, contou.

Segundo o professor, o fórum surgiu a partir da necessidade de ampliar e perenizar discussões sobre temas em educação que impactam diretamente nos currículos, nos processos e práticas pedagógicas e andragógicas.

A primeira edição do evento ocorreu em 2018 e este ano realiza a sua segunda edição internacional. O fórum conta com a parceria da Escola Prática Agrícola de Benguela, em Camarões na África e com o apoio da Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e do Conselho de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). 

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias