Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza 7ª edição do encontro “Falando sobre Gagueira”

UFPB realiza 7ª edição do encontro “Falando sobre Gagueira”

publicado: 20/10/2021 18h19, última modificação: 27/10/2021 16h20

O projeto de extensão “Atuação Fonoaudiológica em Fluência” - FLUA, do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está organizando o 7º Encontro Falando sobre Gagueira, com o tema “Começando pelo começo: por dias melhores para quem gagueja”. O evento acontece no próximo sábado (23), das 9h às 11h, por meio de canal no YouTube.

Os interessados em participar devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até esta sexta-feira (22). O público-alvo são pessoas que gaguejam e seus familiares; amigos de pessoas que gaguejam; fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia; e profissionais da saúde e da educação.

O evento é realizado em alusão ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), comemorado no dia 22 de outubro. Segundo a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Débora Correia, o evento é um espaço para disseminar o conhecimento científico sobre a gagueira de forma acessível.

“A cada ano, temos experimentado a maravilha que é informar, educar e conscientizar a população sobre o que é gagueira e como podemos, juntos, lutar por dias melhores para todos que gaguejam. Portanto, esse evento é uma oportunidade de oferecer transformação de muitas realidades por meio do acesso ao conhecimento”, destacou a Profa. Débora.

O encontro vem sendo realizado desde 2011, de forma presencial, na cidade de João Pessoa. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento passou a ser totalmente virtual, possibilitando o alcance e a participação de pessoas de diversas regiões do Brasil.

Caso o interessado em se inscrever não possua vínculo com a UFPB e ainda não tenha cadastro no SigEventos, deve realizar o seu cadastro e, então, digitar o login e senha. Ao entrar no sistema, no menu principal, o internauta deve selecionar a aba “Participantes”, depois “Inscrições” e “Realizar uma nova inscrição”. Após esses passos, deve buscar pelo 7º Encontro Falando sobre Gagueira e clicar na “seta verde” para poder se inscrever.

Mais informações podem ser encontradas nos perfis do Instagram: @falandosobregagueira e @flua.ufpb. Ou, também, pelo email: projetoflua@gmail.com.

Confira, abaixo, a programação:

• 9h – 9h30: Recepção e abertura do evento
  • 9h30 – 9h50: O pediatra e o desenvolvimento da linguagem (Zilah Barros – pediatra e professora de medicina da FAMENE)
  • 9h50 – 10h: Dúvidas
  • 10h – 10h20: Você sabe o que é gagueira? (Débora Correia – fonoaudióloga e professora da UFPB)
  • 10h20 – 10h30: Dúvidas
  • 10h30 – 11h00: Compartilhando vivências (Equipe FLUA)

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins