Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza campanha de doação de sangue em apoio ao Hemocentro da Paraíba

UFPB realiza campanha de doação de sangue em apoio ao Hemocentro da Paraíba

publicado: 05/06/2023 15h56, última modificação: 05/06/2023 15h56
Os voluntários terão transporte gratuito para doação de sangue no próximo dia 06

Foto: Aline Lins

No dia 06 de junho, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST), com o apoio da Reitoria, realiza uma ação de incentivo à doação de sangue dentro da campanha Junho Vermelho.

Nesta data, os servidores e estudantes da Universidade poderão contribuir com doação de sangue ao Hemocentro da Paraíba, em um dos períodos do ano cujos estoques costumam ficar mais baixos.

Um transporte gratuito será ofertado no turno da manhã, a partir das 09h, para levar os doadores até o Hemocentro.

O transporte realizará paradas no Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), convidando as pessoas que estiverem nas áreas mais movimentadas de cada local, a participarem da ação, os voluntários interessados podem aguardar os servidores da CQVSST nestes locais.

O percurso entre a UFPB e o Hemocentro da Paraíba será realizado repetidas vezes ao longo da manhã, para proporcionar a participação do maior número de voluntários possível. Caso algum voluntário queira se dirigir diretamente ao Hemocentro, basta informar que deseja participar da campanha nº 725, que o atendimento será agilizado.

É importante que os voluntários estejam atentos aos critérios básicos instituídos pelo Hemocentro para a doação de sangue, como: estar saudável, apresentar documento com foto, estar bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos, dentre outros.

Há ainda impedimentos temporários como: estar acometido de gripe, mulheres dentro do período de 3 meses após realização de parto normal e 06 meses após cesariana; lactantes, pessoas que realizaram tatuagem nos últimos 12 meses e pessoas que passaram por procedimentos endoscópicos nos últimos 06 meses, e que portanto não podem realizar doação de sangue.

A ação de incentivo à doação de sangue é realizada anualmente pela CQVSST da UFPB. De acordo com a Odontóloga Laura Cristina de Carvalho, uma das organizadoras da ação junto com Isabel Cristina Vasconcelos, a ação ganha importância dentro do ambiente universitário, espaço de promoção do ensino e da pesquisa, mas também de ações junto à comunidade, para benefício da sociedade.

“Essa ação é importante porque é uma questão de se preocupar com o outro, saber que em algum momento a gente pode também precisar desse sangue. É um ato de amor por alguém que está precisando naquele momento. Então, como a gente faz parte de uma instituição de ensino, também trabalhamos a questão de levar alguma coisa para a comunidade, e essa campanha é mais uma da UFPB para ajudar quem precisa de doação de sangue”, complementou Laura.

Dentre as vantagens de realizar doação de sangue, a organização destaca a oportunidade de salvar vidas, de realizar um check-up gratuito, de solicitar atendimento preferencial (conforme a legislação de cada estado ou município), o gozo de um dia de folga por ano e gratuidade na inscrição em alguns concursos públicos.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins