Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza ciclo de debates sobre bruxas nórdicas
conteúdo

Notícias

UFPB realiza ciclo de debates sobre bruxas nórdicas

publicado: 21/10/2022 16h23, última modificação: 21/10/2022 16h24
Evento gratuito inclui ainda distribuição de livros sobre cultura nórdica

Abordando o tema “As bruxas nórdicas na História”, será realizado, no próximo dia 27 de outubro, o V Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (Neve), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Presencial, o evento ocorrerá no auditório do Centro de Educação, no campus João Pessoa, a partir das 19h, e será aberto à comunidade acadêmica e todos os interessados no tema. As inscrições são gratuitas e realizadas no próprio auditório.

O evento promovido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência das Religiões (PPGCR) do Centro de Educação da UFPB, vai colocar em evidência os aspectos nórdicos do fenômeno da bruxaria e, a partir desse resgate histórico, discutir a permanência das representações da bruxa medieval no imaginário e na mídia contemporânea. 

“A figura da bruxa está muito presente na literatura, no cinema, séries de TV e streaming, artes visuais, música e outras mídias, digitais ou não. Uma figura tão presente merece e precisa ser estudada para se compreender como ela ainda encanta e desperta interesse nos mais diversos públicos”, destacou a docente do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos Luciana de Campos, que vai conduzir o debate, junto com os professores do PPGCR Johnni Langer e Lorenzo Sterza.

O V Ciclo de Debates incluirá ainda distribuição de livros publicados pela Editora UFPB sobre cultura nórdica e sorteio de quatro exemplares do Dicionário de História das Religiões na Antiguidade e Medievo (Vozes, 2020). Haverá certificado para os participantes do evento, que terá carga horária de 4h. Mais informações pelo e-mail fadacelta@yahoo.com.br e pelo Instagram do Neve.

***

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia