Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza consulta pública para creditação da extensão nos cursos de graduação

publicado: 10/09/2021 15h20, última modificação: 10/09/2021 15h21
Pró-reitoria de Extensão publicou proposta de minuta a ser avaliada pelo Consepe

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Reitoria e sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), abriu consulta pública para que os centros de ensino contribuam com o processo de creditação da extensão na UFPB. O prazo para responder à consulta teve início nesta quinta-feira (09) e vai até o dia 30 de setembro, por meio de formulário eletrônico.

Com o objetivo de receber contribuições da comunidade acadêmica e subsidiar a tomada de decisões do texto final da Minuta de Resolução proposta, foi disponibilizado um formulário online via Google Forms. O documento deve ser respondido pela direção de centro, colegiado departamental, colegiado de curso, núcleo docente estruturante, assessorias de graduação e extensão, representação discente e demais membros da comunidade acadêmica.

Todas as contribuições recebidas serão examinadas pela Comissão de Creditação da Extensão, formada pela Proex e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), porém, recomenda-se um consolidado por cursos de graduação ou por centro de ensino.

O texto apresentado pela Proex afirma que as atividades de extensão deverão compor, obrigatoriamente, um mínimo de 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, em relação ao total de créditos a serem cursados, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos. Todos os cursos de graduação da UFPB deverão regulamentar a creditação da extensão nos respectivos projetos pedagógicos até dezembro de 2022.

A Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, esclareceu que o ajuste da creditação da extensão no currículo vai oportunizar aos alunos vivenciarem a extensão na sua formação. “Hoje, temos apenas cerca de 10% dos alunos que vivenciam a extensão no seu processo acadêmico”, informou a docente, reforçando com isso a importância da participação da comunidade acadêmica – docentes, discentes e técnicos administrativos – com contribuições para a minuta de resolução.

“A consulta pública é extremamente importante porque democratiza o acesso à informação. A partir do momento em que um grupo de pessoas pensam em uma proposta de resolução, queremos ouvir da comunidade acadêmica o que ela pensa dessa proposta, contribuições, sugestões, que sejam aplicáveis, dentro da legislação e do que é preconizado pela resolução 07/2018 do MEC, à qual essa minuta de resolução se acosta”, explicou a pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes.

Entre os meses de abril a agosto, foram realizadas 20 reuniões que ocorreram de forma remota, com a presença dos membros da comissão, discentes do projeto de extensão “Creditação da Extensão” e de convidados internos.

Ao término do prazo da Consulta Pública e após apreciação das contribuições recebidas, a Comissão de Creditação da Extensão enviará a versão final da proposta para o parecer da Procuradoria Jurídica, que será também encaminhada para avaliação no Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Mais informações estão disponíveis na página da Proex.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins