Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza convênio com Universidade do Kansas para cooperação acadêmica

UFPB realiza convênio com Universidade do Kansas para cooperação acadêmica

A iniciativa vai favorecer mobilidade internacional entre estudantes e professores das duas instituições
publicado: 20/01/2020 19h30, última modificação: 29/01/2020 12h30
Acordo estimula atividades em comum para a pesquisa, ensino e extensão. Crédito: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Kansas State University (K-State), dos Estados Unidos, realizaram convênio para cooperação acadêmica e educacional entre as duas instituições.

De acordo com o documento, a intenção é favorecer intercâmbio de estudantes para estudos ou pesquisas, de professores para atividades de ensino e pesquisa, realizando atividades em comum.

Além disso, haverá um programa de inglês como segunda língua, de educação continuada e para a organização e participação em seminários, simpósios, programas de curta duração e reuniões acadêmicas.

Interessados ainda terão direito a intercâmbio de publicações e materiais pedagógicos, assistência técnica e dupla titulação (UFPB e K-State) para estudantes de graduação.

Segundo a reitora da UFPB, Margareth Diniz, é uma iniciativa que propicia melhoramentos e avanços na pesquisa, extensão e ensino da instituição.

“Nossa universidade tem dado uma impulsionada em cooperações com instituições internacionais, desde o ano passado quando criamos a Agência de Cooperação Internacional. Este convênio com a Universidade de Kansas é mais um avanço muito importante para a UFPB”, destaca.

Para o coordenador do acordo, professor Paulo Aguiar do Monte, a iniciativa vai obter vantagens para a UFPB por meio de trocas de pesquisas que dialogam com a realidade nacional e a experiência americana.

“Temos professores que estudam as questões econômicas da dinâmica regional, estadual, macroeconômica, desigualdade de renda, taxas de juros, desemprego, informalidade. Sabemos nossa realidade e vamos trocar experiências com as dos professores do Kansas. Trabalharemos em conjunto por meio de áreas prioritárias e comuns para trazer benefícios para as duas estruturas”, salienta.

O pesquisador ressalta ainda que a proposição do convênio pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPB não se  restringe apenas a assuntos ligados ao conteúdo econômico.

“Mesmo sendo um acordo que possui coordenação da pós em Economia aqui e do professor Peri da Silva lá na K-State, que atuou em nosso programa, não vai se resumir especificamente a área econômica. Nosso intuito é estimular pesquisas, artigos, informações acadêmicas, duplas titulações e interesses em pesquisas distintas durante os cinco anos estabelecidos na parceria”, enfatiza.

Ascom/UFPB