Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza curso de línguas e sistemas de escrita do Akuntsu, Cabo-verdiano, Coreano, Italiano, Hindi, Libras, Maori e Romeno

publicado: 24/02/2023 16h51, última modificação: 24/02/2023 16h51
As inscrições vão até 1º de março e são ofertadas 90 vagas

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (Inelc), oferta 90 vagas para o curso Línguas e Sistemas de Escrita: Akuntsu, Cabo-verdiano, Coreano, Italiano, Hindi, Libras, Maori e Romeno. O curso é gratuito e a inscrição pode ser realizada até o dia 1º de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Podem se inscrever pessoas de qualquer idade ou área de atuação, com ou sem formação universitária, incluindo alunos do ensino fundamental, desde que saibam ler e escrever. A organização disponibilizou um tutorial para auxiliar na realização das inscrições pelo Sigaa.

As aulas serão realizadas, semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 17h, entre os dias 02 de março e 04 de maio. Todas as aulas serão síncronas online, por meio da plataforma Google Meet, e totalizam uma carga horária de 30h.

O coordenador do projeto de extensão que realiza o curso, Prof. Magdiel Aragão Neto, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB, esclarece que, embora os inscritos aprendam, em um nível introdutório, a ler e escrever algumas palavras e pequenas frases, o foco do curso será na descrição e explicação de alguns aspectos linguísticos de tais idiomas e seus respectivos sistemas de escrita.

De acordo com o coordenador, o objetivo do curso é proporcionar às pessoas acesso à línguas diferentes das que podem ser facilmente encontradas nas mídias. “Por exemplo, a gente traz duas línguas indígenas, uma língua brasileira – que é o Akuntsu – e uma língua estrangeira – que é o Maori, língua indígena da Nova Zelândia. A gente traz também o Cabo-Verdiano, que já é uma língua derivada do português, um crioulo do Português que existe em Cabo, mas muitos brasileiros nem sabem que existe essa língua lá. A gente traz também o Romeno, que, à primeira vista, parece uma língua bem diferente, e o Hindi, a principal língua falada na Índia”, explicou o docente.

No curso serão abordados assuntos tipicamente linguísticos, como, por exemplo, assuntos gramaticais referentes à fonologia, morfologia, sintaxe, além do aspecto linguístico também dos sistemas de escrita. Além dos diferentes sistemas de escrita, serão abordados aspectos culturais dos locais onde as línguas são faladas, a exemplo do Romeno, língua irmã do Português, porém pouco conhecida, falada na Romênia e Moldávia.

Além do professor Magdiel, as aulas serão ministradas pelas professoras da UFPB Edneia de Oliveira Alves, que ministrará o curso de Libras, e Carolina Coelho Aragon, que ministrará a aula de Akuntsu. Também haverá a participação internacional do professor Olavo Bilac Cardoso, falante nativo do Cabo-Verdiano.

Sobre a participação de um professor de Cabo Verde, Magdiel destaca que normalmente se desconhece que em países da África se fala o Português e que, enquanto moradores de Cabo Verde e de outras nações têm fácil acesso à cultura de Brasil e Portugal, os brasileiros têm pouco contato com países do Continente Africano que também falam Português.

“Então a importância do professor Olavo Bilac de Cabo Verde é justamente essa: pra gente ver um outro lado, de pessoas que têm uma cultura, que têm algum vínculo histórico e linguístico também com a nossa, mas, mesmo assim, a gente ainda não olha com a devida atenção para esses países”, disse Magdiel.

Confira a programação do curso:

02 de março – Sistemas de escrita

09 de março – Akuntsu