Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza encontro de pós-graduandos e egressos do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

publicado: 06/10/2022 17h47, última modificação: 06/10/2022 17h47
A programação do evento inclui palestras, oficinas, apresentações de trabalhos científicos e momentos de integração entre os participantes

Foto: Elidiane Poquiviqui

Cerca de 80 estudantes e alunos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam evento nestas quinta (06) e sexta-feira (07), no Encontro de Pós-graduandos e egressos, que acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A programação do evento inclui palestras, oficinas, apresentações de trabalhos científicos na forma de banner e apresentação no formato oral, momentos de integração, além de premiações de trabalhos de destaque.

O evento, que é uma tradição do programa de pós-graduação da UFPB, reúne profissionais de diversas áreas que atuam ou pesquisam a atenção à pessoa idosa, e tem o empreendedorismo como tema desta edição.

A solenidade de abertura, na manhã desta quinta-feira (06), contou com a presença da Profa. Maria Adelaide Moreira, do Professor João Euclides Braga, Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, da Professora Edilene Araújo Monteiro, Coordenadora da Comissão de Acompanhamento Discente do PMPG, e da Profa. Maria de Lourdes de Faria Ponte, representante da comissão de egressos do PMPG; que compuseram a mesa de abertura.

A Professora Adelaide Moreira destacou que o Encontro é o primeiro evento presencial do programa após o retorno das atividades presenciais. “Temos o privilégio de unir as nossas forças, tanto de nossos discentes como dos alunos egressos, visando o fortalecimento no trabalho das ações que a gente desenvolve junto ao programa com esses grupos. O evento foi pensado de uma forma que trouxesse conhecimento diante da dificuldade que a gente encontra em discutir certas temáticas, como é o empreendedorismo”, disse a docente.

Após as falas de abertura proferidas pelos componentes da mesa, a Profa. Rafaela Constantino, da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro, brindou os presentes com a execução de duas músicas ao violino. Na sequência foi executado um vídeo sobre o programa de mestrado, e após uma confraternização entre os participantes teve início a palestra “Criatividade como ação de estímulo ao comportamento empreendedor”, ministrada por Lucas Gardim Fabris, criador da Humane Inovação em Saúde, organização estudantil ligada à Universidade de São Paulo (USP).

Rafaela Geane Pereira Cunha é aluna egressa do PPGM, a fisioterapeuta que terminou o curso em 2019 conta que foi motivada a participar do encontro pelo vínculo que criou com o curso e com a Universidade, que a levou a seguir na produção científica na área.

“Fazer esse curso foi a realização de um sonho, desde a minha graduação, estou formada há 12 anos, eu sempre quis fazer o mestrado em gerontologia, e esse curso só tinha em São Paulo. Para mim foi um sonho poder fazer o curso na minha cidade, eu adoro trabalhar nessa área, e o conhecimento nunca é demais, por isso estou aqui, feliz em conhecer os novos alunos do programa”, disse.

O PMPG é vinculado ao CCS da UFPB e realiza suas atividades junto ao Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE/UFPB). O Diretor do CCS, João Euclides Braga, destaca como uma iniciativa brilhante a inclusão dos alunos egressos no evento. “A gente tem que pautar nossa avaliação do programa no perfil do egresso, é muito importante, e um curso novo como é o nosso, mas já com o doutorado formatado e aprovado pelo Centro e pelo Consuni da UFPB, isso é muito bem-visto e avaliado pela Capes, e por nós também, é muito importante para o programa”, afirmou.

Para a professora Islania Gisele Albuquerque Gonçalves, que faz parte da comissão geral de organização, a expectativa é que o evento seja um sucesso, diante do número de inscritos, pelo engajamento e pela sensação alegre de retorno às discussões científicas de forma presencial.

“Todas as atividades do evento são voltadas para a temática empreendedorismo com foco na pessoa idosa. Como mestrado profissional, ao final do curso um produto tecnológico tem que ser gerado e lançado pelo aluno, e o empreendedorismo ajuda a dar valor ao produto gerado e a lançá-lo no mercado”, explicou Gonçalves. Alguns exemplos de produtos tecnológicos já lançados no âmbito do PPGM são aplicativos, protocolos de atendimento, vídeos educativos, sites para atendimento de pessoa idosa, dentre outros.

Além disso, conforme pontuou a Profa. Maria de Lourdes, o curso de mestrado do PMPG forma alunos de diversas profissões, como advogados enfermeiros, médicos, psicólogos, e educadores físicos.

“E isso tem contribuído para qualificar a atenção a saúde do idoso na nossa cidade, Estado e país, é um programa de extrema importância, por que a gente pensa naquilo que é mais precioso que é qualificar essa atenção já que vamos ser até 2030 o 7º país do mundo em número de idosos, então precisamos de muita qualificação, é um programa de extrema importância nessa área”, afirmou a docente.

O programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB possui atualmente 63 alunos ativos e 72 alunos egressos. Apresenta em seu quadro docente 21 professores oriundos das áreas de enfermagem, farmácia, odontologia, ciência da informação, medicina e direito.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins