Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza evento para apresentar empresas juniores e marcar qualificação como universidade IES Júnior

publicado: 03/09/2021 17h20, última modificação: 06/09/2021 10h02
Objetivo do encontro é estimular o empreendedorismo na universidade

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Reitoria e sua Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza na próxima sexta-feira, 10, às 16h, no auditório da Reitoria, um evento para apresentar as 22 empresas juniores que fazem parte da instituição. O evento destinado à comunidade acadêmica e a instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), tem como objetivo incentivar a criação de outras empresas juniores. Devido à pandemia da Covid-19, o encontro terá capacidade limitada a 160 pessoas, dentro dos critérios de biossegurança da UFPB.

As 22 empresas juniores da UFPB fazem parte de diversas áreas de conhecimento e estão distribuídas pelos quatro campi da universidade. Dessas 22, 19 participam da Federação das Empresas Juniores da Paraíba (PB Júnior), o que representa 25% dos cursos da instituição, percentual estabelecido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), qualificando a UFPB como uma Instituição de Ensino Superior Júnior (IES Júnior).

A Pró-Reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, adiantou que até outubro deste ano a universidade lançará um edital para incentivar as empresas juniores. A meta é que a UFPB atinja um percentual de 30% dos cursos da instituição até o ano de 2023, como parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (PDI). “O edital oferecerá um valor de recurso que dará suporte às partes burocráticas das demandas que essas empresas tenham, como forma de incentivar e estimular a manutenção e criação de novas empresas”, afirmou a Profa. Berla.

Empresa júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada exclusivamente por estudantes de graduação que prestam serviços para pessoas física ou jurídica sob orientação de professores-orientadores. Os participantes são incentivados a elaborar projetos, o que proporciona treinar habilidades da sua área de formação. Já auniversidades empreendedoras se destacam por potencializar a comercialização de ideias e pesquisas para a sociedade. São destaque por apresentar ligação entre as pesquisas que realizam, o mercado, a indústria e a sociedade.

Conforme o levantamento realizado pela Proex, há empresas juniores que envolvem apenas um curso e outras que envolvem mais de um. São elas: Rural (Agronomia, Zootecnia e Veterinária), Maximize (Biotecnologia), Candeeiro (Direito), ECOs (Engenharia Ambiental), Planej (Engenharia Civil e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo), ENGAJA (Engenharia de Alimentos), Caracterizze (Engenharia de Materiais), SIE (Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis), Projeq (Engenharia Química e Engenharia Industrial), Elabora (Mídias Digitais), Empreendent (Odontologia), Actuar (Psicologia), Executive (Administração), Líderi (Relações Internacionais), Otimize (Engenharia de Produção e Engenharia de Produção Mecânica), Degrau (Design), EJA (Administração), Iris Comunicação (Relações Públicas, Jornalismo, Radialismo e Cinema e Audiovisual), Internacionalize (Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais), Contabilis (Contabilidade), EJr Mottora (Engenharia Mecânica) e Ink Júnior (Licenciaturas em Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Português e Letras Francês).

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins