Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza III Seminário de Educação Geográfica

UFPB realiza III Seminário de Educação Geográfica

Inscrições continuam abertas; mais de 100 trabalhos serão apresentados
publicado: 11/09/2019 19h00, última modificação: 12/09/2019 17h12
Nova área de estudo reconhece conhecimentos adquiridos durante a vida. Crédito: Escola Educação/Reprodução

O III Seminário de Educação Geográfica, com o tema “Formação de professores, metodologias e o ensino de geografia” começou nesta quarta-feira (11), no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa.

As inscrições para ouvintes ainda podem ser realizadas no Departamento de Geografia do CCEN. A programação do evento inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos e grupos de Diálogos e Experiências (GDEs) e lançamento de livros.

Nesta quinta-feira (12), serão lançados “Atlas Escolar Municipal de João Pessoa”, voltado para o ensino didático na Educação Básica; e “Formação de Professores, Metodologia e Ensino de Geografia”, que traz 13 textos acadêmicos sobre as pesquisas da área. Ambos foram organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) da UFPB, que promove o seminário.

Até sexta (13), serão apresentados cerca de 100 trabalhos que foram submetidos por alunos da UFPB e de outras universidades do Nordeste, divididos em quatro eixos temáticos: “Experiências em programas institucionais de formação docente e Estágio Supervisionado em Geografia”, “Diferentes temáticas e linguagens e suas metodologias para a Educação Geográfica”, “Linguagens Cartográficas e suas metodologias para a Geografia Escolar” e “Temáticas físico-naturais para o ensino de Geografia”.

Segundo a organização, a Educação Geográfica é uma área considerada nova, que congrega, além do ensino da geografia, as pesquisas e os conhecimentos geográficos adquiridos durante a vida.

“Nós entendemos que todo mundo tem um conhecimento de geografia que adquire durante a vida, porque a geografia é a espacialização das coisas e dos fenômenos”, explica o coordenador do evento e integrante do GEPEG, Antônio Carlos Pinheiro. O seminário ocorre a cada dois anos e recebe palestrantes e inscritos de todo o país. Outras informações no site do evento.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB