Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza live para discutir creditação da extensão nos cursos de graduação

UFPB realiza live para discutir creditação da extensão nos cursos de graduação

publicado: 13/09/2021 17h49, última modificação: 13/09/2021 17h50
Transmissão acontece nesta terça-feira (14), pelo YouTube, a partir das 14h

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, nesta terça-feira (14), a partir das 14h, uma transmissão ao vivo com o tema "Creditação da extensão na UFPB, caminhos para a indissociabilidade: do marco legal à aplicabilidade”, no canal do YouTube da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A live será a primeira atividade pública que tem como objetivo dialogar com a comunidade acadêmica sobre o melhor formato para creditar a extensão na UFPB.

O evento possibilitará à comunidade acadêmica conhecer o trabalho realizado pela Comissão de Creditação da Extensão nos últimos meses e de experiências de outras instituições que já implantaram em seus currículos.

A abertura da live contará com a participação do Reitor Valdiney Gouveia e das Pró-reitoras Berla Moraes (de Extensão) e Silvana Maciel (Graduação), que integram a Comissão de Creditação da Extensão. Já às 14h30, tem início a mesa redonda: experiências na implantação da creditação da extensão, com o Pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, professor Edvaldo Carvalho, e o Pró-reitor de Extensão da UPE, professor Luiz Rodrigues.

A UFPB é fundada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última fundamental para fazer com que o conhecimento científico transite fluidamente na sociedade. O processo de Creditação da Extensão consiste basicamente na integração das atividades extensionistas dentro dos projetos pedagógicos dos cursos, de modo que a realização de ações de extensão seja parte da formação acadêmica. Atualmente, já existem diversas iniciativas de extensão nos quatro campi da UFPB, contudo, com a creditação a prática se torna sistemática e passa a fazer parte das matrizes curriculares dos cursos de graduação.

Conforme orienta a Resolução CNE/CES N0 07/18, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE 2021-2024), a  creditação da extensão vem sendo implantada nas IES brasileiras.

Para a presidente da Comissão, a professora  Berla Moraes,  Pró-reitora de Extensão da UFPB, curricularizar ações extensionistas pode ampliar a formação oferecida na Instituição. “A creditação da extensão tem a possibilidade de fortalecer a indissociabilidade da extensão com o ensino e a pesquisa, possibilitando ao aluno uma formação integral, que dialogue com as demandas da sociedade e que fortaleça a qualificação docente na tríade universitária”, disse a docente.

Na dinâmica atual da UFPB, sem a creditação da extensão, parte da comunidade estudantil se forma tendo participado exclusivamente de atividades de ensino e, eventualmente, pesquisa. Mesmo que o estudante obtenha a melhor formação nas dimensões de ensino e pesquisa, sem passar pela experiência extensionista, a formação não estará completa. De acordo com o Prof. Lincoln Eloi, representante docente na Comissão de creditação, são as ações extensionistas que completam a formação do estudante.

“O aluno, na parte de ensino, aprende com o professor, com os colegas, adquire conhecimento. Na pesquisa, vai para um laboratório, aplica, erra, publica. É aqui que entra a extensão, é a hora de socializar a informação e o conhecimento adquirido,  momento crucial para perceber a importância do aprendizado”, comentou Prof. Lincoln Eloi.

Como a extensão não conta objetivamente nos projetos pedagógicos dos cursos, a realização dela acaba dependendo muito mais de iniciativas de docentes e técnicos já sensibilizados para promover ações extensionistas. Tal realidade muda quando for possível incluir na grade curricular uma carga horária destinada para ações de extensão.

“Com a creditação, da gama gigantesca de carga horária de ensino e pesquisa, 10% serão dedicados para ações de extensão, ou seja, ele vai à comunidade ou vai trazer a comunidade para essa ação”, ressaltou Prof. Eloi.

Outras ações

Além da live, também serão realizadas reuniões com grupos específicos para discutir a minuta de resolução e fazer esclarecimento das questões da comunidade. No dia 21 de setembro a reunião será com Diretores de Centro, Chefes de Departamentos, Assessores de Graduação e Assessores de Extensão, pelo Google Meet. Já no dia 28 de setembro a reunião é com coordenadores de curso e Núcleos Docentes Estruturantes. Os encontros serão remotos e acontecerão das 14h às 17h.

Paralelamente, foi disponibilizada uma consulta pública à comunidade, por meio de um formulário online, no qual as pessoas interessadas podem contribuir com o texto da futura resolução da curricularização da Extensão na UFPB. Após o final da consulta, que fica aberta até 30 de setembro, a Comissão sistematizará as sugestões para, em seguida, elaborar o texto final da resolução que será enviado em novembro de 2021 para uma reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Reportagem: Ascom/UFPB com Assessoria Proex
Edição: Aline Lins