Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza live para estudantes sobre Enade 2021

UFPB realiza live para estudantes sobre Enade 2021

publicado: 09/11/2021 12h34, última modificação: 09/11/2021 12h34
Live acontece às 19h desta terça-feira (9). Prova do Enade 2021 será aplicada no dia 14 de novembro

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e com o apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE), realiza, nesta terça-feira (09), uma live para fornecer orientações aos estudantes sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021). O evento será transmitido pelo YouTube, a partir das 19h.

Além da Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Carneiro Maciel, participarão da live o coordenador de Regulação e Avaliação da PRG, Prof. Jailson Ribeiro de Oliveira, e o representante estudantil Ruan Pontes Navarro Lima.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prazo para os estudantes concluintes inscritos para o Enade preencherem o Questionário do Estudante no Sistema Enade e enviarem as informações será encerrado no dia 13 de novembro de 2021.

A prova do Enade 2021 será aplicada no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do exame.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela Instituição de Educação Superior a que está vinculado.

É importante salientar que a inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes, mas a prova é obrigatória apenas para os concluintes”, destacou a Profa. Silvana Maciel.

Para mais informações, confira o edital do Enade 2021.

Reportagem: Ascom UFPB
Foto: Angélica Gouveia