Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza premiação dos vencedores do InovaHack Cagepa, evento voltado à inovação e ao empreendedorismo

publicado: 04/08/2022 19h59, última modificação: 04/08/2022 20h05
Equipes selecionadas foram contempladas com prêmios em dinheiro, brindes e certificados

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta quinta-feira (04), no auditório da Reitoria, a premiação dos grupos vencedores do InovaHack Cagepa, uma maratona de inovação e empreendedorismo que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho deste ano. Dos 223 alunos participantes, seis equipes foram selecionadas, sendo três equipes do ensino superior e três do ensino médio, que foram contempladas com prêmios em dinheiro, brindes e certificados.

O evento foi promovido em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado da Paraíba (Sebrae/PB), o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, a OpenCadd, Luz Criações e Governo do Estado da Paraíba.

Dos 223 inscritos, 110 alunos são da UFPB e os demais são do ensino médio, da rede estadual. A maratona visou incentivar estudantes de nível médio técnico da rede estadual e do ensino superior da UFPB a desenvolverem projetos para resolução de problemas envolvendo o saneamento básico e a busca de novas estratégias para o desenvolvimento sustentável.

O Reitor Valdiney Gouveia parabenizou as equipes, ressaltou o potencial dos alunos e destacou que é impressionante o fato dos estudantes chegarem cada vez mais cedo à Universidade, o que demanda tomadas de decisão cada vez mais cedo. Segundo ele, a UFPB tem como grande desafio seguir crescendo, forte, participativa e inserida no contexto social, e, para isso, ações inovadoras e parcerias são fundamentais.

O Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Prof. Euler Macêdo, disse que o InovaHack Cagepa foi muito positivo no sentido de que conseguiu agregar alunos tanto da rede superior de ensino quanto do ensino médio, da rede estadual. “Os alunos puderam sentir na prática problemas que eles, muitas vezes, nem sabiam que existiam, e conseguiram implementar soluções para resolver aquele tipo de problema”, comentou. As premiações em dinheiro das equipes que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares foram, respectivamente, de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1.500, e para as equipes do ensino médio, R$ 1.000, R$ 600 e R$ 400. A premiação financeira aconteceu por meio de apoios dos patrocinadores, como a OpenCadd, para incentivar ainda mais os alunos.

Conforme o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Prof. Rubens Freire, a formação desses novos profissionais é fundamental. “É importante para a sociedade porque nós estamos vivendo transformações profundas a partir da revolução técnica que está ocorrendo neste momento. O mundo do trabalho está sofrendo transformações, para a juventude chegar ao mundo do trabalho, ela vai trilhar caminhos que não existiam há 20 anos, e ter seu papel na sociedade”.

O estudante Arthur Vasconcelos de Lima Vidal, do curso de Engenharias Renováveis do CEAR da UFPB, contou que é a primeira vez que sua equipe participou de um evento do tipo hackathon. Com a equipe premiada em segundo lugar, Arthur afirma que foi uma grande oportunidade para o grupo e que, consequência disso, já estão iniciando uma startup para submissão a editais e para novas realizações. A proposta da equipe, que tem como objetivo ajudar os gestores na tomada de decisão, consiste em um software para mostrar, com um mapa de calor, qual região da Paraíba que precisa receber investimento com maior prioridade, o valor do investimento e em quanto tempo haverá resultados.

Bastante feliz por participar do InovaHack, a estudante Thainá Fernandes, estudante de escola localizada no município de Guarabira, fez parte da equipe que apresentou projeto sustentável para decantação e filtragem do esgoto. “Em Mari, nossa cidade, tem muitas casas em bairros que têm baixa infraestrutura. Isso acaba causando poluição, doenças e tudo mais. Então, resolvemos criar um projeto com o que a gente vivencia no dia a dia e que é sustentável, econômico para a Cagepa e revertido para a população”, explicou.

Para Gabriel de Sá, da Luz Criações, o nível dos trabalhos apresentados pelas equipes foi acima do esperado e surpreendeu a banca da Cagepa e demais membros avaliadores. “Tenho certeza de que muita coisa boa vai ser implementada em breve. O grande objetivo do InovaHack Cagepa é trazer esse estímulo aos estudantes, envolvê-los com técnicas inovadoras, com ferramentas que vão proporcionar com que eles se desenvolvam como profissionais e que tragam soluções inovadoras para a população de João Pessoa e da Paraíba”, disse Gabriel.

O representante da Cagepa, Felipe Magalhães, também participou da mesa do evento e, do Sebrae/PB, o diretor Luiz Alberto Amorim prestigiou a solenidade.

Confira os ganhadores do InovaHack Cagepa

ENSINO SUPERIOR

1° LUGAR – Equipe CA´N´GICA

- Miguel Marques Ferreira