Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza Renewable Innovation Day e apresenta projetos para 2022
conteúdo

Notícias

UFPB realiza Renewable Innovation Day e apresenta projetos para 2022

publicado: 09/12/2021 11h36, última modificação: 09/12/2021 11h36
Evento marca os 10 anos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinará, nesta sexta-feira (10), às 9h, um Memorando de Entendimento com a empresa Huawei e o Grupo Rio Alto, durante o Renewable Innovation Day, evento que acontecerá presencialmente no auditório da Reitoria e será transmitido pelo canal do YouTube da TV UFPB, marcando os 10 anos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear). Durante o evento, serão apresentados os projetos que serão desenvolvidos pelo Cear no ano de 2022. 

Além disso, será assinado o Termo de Cooperação entre a UFPB e a Embrapii – Empresa Brasileira de Inovação Industrial, que oficializará o Cear/UFPB como unidade Embrapii na área de Energias Renováveis, possibilitando investimentos para realização de pesquisas.

O evento é realizado em parceria com a empresa tecnológica Huawei, multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. Estarão presentes o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Dr. André Pepitone, o diretor do Centro de Energias e Alternativas Renováveis - Cear, Prof. Euler Macedo, representantes da Huawei e do Grupo Rio Alto, empresa especialista em geração de energia renovável com foco em usinas fotovoltaicas. 

O Memorando que será assinado antecede a assinatura do termo de cooperação, que prevê ações conjuntas em áreas relacionadas a energias renováveis, com destaque para energia solar, Inteligência Artificial (IA), tecnologias 5G e Cloud Computing. 

Para o diretor do Cear, Prof. Euler Macedo, o credenciamento do Centro como unidade Embrapii significa o reconhecimento de sua excelência no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em parceria com empresas do setor privado, em especial o industrial. “O evento revela o protagonismo da UFPB no segmento de energias renováveis”, pontuou o Prof. Euler.

A relação da UFPB com a Huawei surgiu em 2020, quando a Universidade se tornou uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) credenciada. Em 2021, a Huawei criou o segmento Digital Power, no qual a tecnologia da energia solar entra em foco, assim como, as contribuições técnico-científicas do Cear da UFPB.

No evento, serão apresentados alguns dos resultados obtidos no curso de capacitação em Inteligência Artificial promovido pela UFPB em conjunto com a Huawei, e mais dois projetos relativos ao estudo de armazenamento e otimização da geração de energia elétrica com a utilização de inteligência artificial, que estão previstos para serem iniciados ainda em 2021.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia