Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza seleção para tutores do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância

publicado: 12/09/2022 18h46, última modificação: 12/09/2022 18h46
Inscrições seguem até 07 de outubro

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de seleção com oportunidades para quem se interessa em atuar na área do ensino a distância como tutor. O Edital nº 01/2022 da Coordenação da Licenciatura em Matemática a Distância torna público o processo seletivo com vistas à contratação temporária para atuação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPB).

No edital consta cadastro de reserva para os polos UAB nas cidades de Mari, Campina Grande, João Pessoa, Cuité de Mamanguape, Santa Luzia, Duas Estradas, Alagoa Grande e Lucena. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 07 de outubro, por meio do envio da documentação solicitada no edital para o e-mail seleção tutor matemática@virtual.ufpb.br.

De acordo com o professor Ismael Ivan Rockenbach, Coordenador Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB na UFPB, os editais de educação a distância ligados à UAB costumam conter apenas vagas para cadastro de reserva. “Isso acontece porque não se sabe a disponibilidade futura de bolsas, então se trata de uma questão técnica atrelada à dinâmica de disponibilidade de bolsas”, disse.

Para participar da seleção de tutores da Licenciatura em Matemática a Distância, o interessado deve ter formação mínima em Matemática, seja licenciatura ou bacharelado, ter experiência mínima de um ano como docente no magistério do ensino básico ou superior; ter disponibilidade de cumprir carga horária de 20 horas semanais e disponibilidade para participar de capacitações.

O tutor deverá realizar os atendimentos dos alunos presencialmente no polo, bem como pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – Moodle. O pagamento das bolsas no âmbito do Sistema UAB será realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor de R$ 765,00 mensais, enquanto o tutor exercer a função.

Para o professor José Gomes de Assis, do Departamento de Matemática, a atuação do tutor é de vital importância para a atividade nos polos de ensino. Segundo ele, o tutor é quem fará, juntamente com o polo, a ligação entre o aluno e a UFPB. Eles são os responsáveis por criar um ambiente propício para a atividade do processo de ensino-aprendizagem e podem sempre motivar o aluno para esse processo, haja vista que uma Graduação em Matemática a distância requer que o aluno esteja sempre automotivado.

Nas atribuições e nas atividades desempenhadas pelo tutor destacam-se mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes; acompanhar as atividades discentes e responder às solicitações dos alunos; manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; participar de reuniões, elaborar relatórios; participar do processo de avaliação da disciplina, dentre outras.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins