Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza testagem de covid em alunos da residência universitária do CCA

UFPB realiza testagem de covid em alunos da residência universitária do CCA

publicado: 26/02/2021 19h22, última modificação: 02/03/2021 10h04
Foram coletadas amostras de 38 estudantes por meio do exame RT-PCR

Foto: Oriel Farias

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB realizou, nesta quinta-feira (25), testagem de covid em 38 alunos residentes da Vila Acadêmica do campus II, em Areia. A coleta das amostras do exame RT-PCR ocorreu no ginásio do Centro, durante visita de profissionais do Laboratório de Biologia Molecular (LaBiMol), e do diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) – ao qual está vinculado o laboratório, no campus I –, Prof. Eduardo Sérgio.

A testagem ocorre em atendimento a uma determinação da Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB, que exige comprovante de autodeclaração de realização de quarentena ou apresentação de resultado negativo de PCR para ingresso na residência universitária. A análise dos exames dos alunos será realizada pelo próprio LaBiMol.

O vice-diretor do CCA, Prof. Ricardo Romão, informou que, com o início do novo semestre letivo, na próxima semana, previsto para ocorrer em sistema híbrido (presencial e remoto), novos testes devem ser realizados no mês de março, para atender à demanda de mais alunos que chegarem à Vila Acadêmica daquele campus. A Vila é residência para cerca de 430 alunos que estudam no campus de Areia.

Ainda segundo Romão, o Centro está buscando cumprir as normas de biossegurança da Universidade e a pretensão é disponibilizar a testagem com RT-PCR para toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos, alunos e terceirizados) que retorne para as atividades presenciais, mas ainda está sendo realizado um planejamento para viabilizar a iniciativa naquele campus.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Areia, duas testagens já ocorreram entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, para servidores recém-empossados e para terceirizados.

Sala de Testagem – No campus João Pessoa, a Comissão de Biossegurança da UFPB para o retorno das atividades implantou uma Sala de Testagem no Centro de Ciências Médicas (CCM), para realização de exame PCR gratuito pela comunidade universitária. Podem realizar o teste professores, alunos, técnicos administrativos e terceirizados que retornaram às atividades presenciais no campus e que se encontram entre o terceiro e o sétimo dia de sintoma gripal. O exame deve ser feito por meio de agendamento no site da Comissão.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins