Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza XI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais
conteúdo

Notícias

UFPB realiza XI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais

publicado: 27/10/2022 15h49, última modificação: 27/10/2022 15h49
Evento presencial segue até sexta-feira (28), no campus I

Foto: Ícaro Maia

Está sendo realizado, desde ontem (26), o XI Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos (SIGET), promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade de abertura ocorreu ontem no auditório da Reitoria, no campus de João Pessoa, com a participação especial do grupo musical Paraibones, do Departamento de Música da UFPB, e a realização de uma conferência sobre Linguística Forense, seguida de uma mesa-redonda sobre linguagens, culturas e tecnologias. 

Destinado a docentes do ensino básico, estudantes de graduação e de pós-graduação e pesquisadores, a 11ª edição do simpósio tem como tema “Gêneros textuais/discursivos: Conhecimentos, Linguagens e Culturas”. Um evento especialmente importante no momento atual, em virtude da sua temática, segundo a Vice-reitora da UFPB Liana Filgueira, que compôs a mesa de abertura do simpósio. 

“O professor Juan [que também compôs a mesa de abertura] falou em diálogo de paz. Neste momento que vivemos, de problemas por diferenças culturais, de valores e pensamentos, devemos encontrar soluções de comunicação pacíficas, buscar a união dos diferentes para trazer desenvolvimento para a Universidade, para o Estado e para o País”, destacou a Vice-Reitora Liana Filgueira. 

A Vice-reitora afirmou ainda que é louvável a iniciativa das docentes Elaine Espíndola, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), e Regina Celi, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLPL) – coordenadoras desta edição do SIGET – de trazer este evento para a Universidade e, por meio dele, “atrair o olhar do mundo para a UFPB”. 

“O SIGET é um evento tradicional, vinha sendo muito aguardado, tem bastante relevância na área de Linguística e Literatura e também na área de Pedagogia”, afirmou a Profa. Regina Celi. Ainda segundo ela, o fato de ser sediado na UFPB permitiu a participação de muitos alunos e pesquisadores que residem em estados vizinhos no evento, que tem participantes de todas as regiões do país. 

A docente mostrou-se satisfeita com a repercussão do simpósio, que segue até amanhã (28). “A avaliação tem sido positiva, devido à relevância dos temas discutidos e o expertise dos convidados e palestrantes. Temos mesas com pessoas de grande renome nacional e internacional”, acrescentou a profa. Regina Celi. 

Com uma programação que inclui conferências, mesas-redondas, minicursos e simpósios temáticos, o evento ocorre no formato presencial e tem a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus de João Pessoa. A programação está disponível no site do evento. Mais informações podem ser acessadas no Instagram do SIGET.

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Ícaro Maia