Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará 3ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de forma remota

UFPB realizará 3ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de forma remota

publicado: 09/08/2021 17h09, última modificação: 09/08/2021 17h09

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará a 3ª Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de forma remota, entre os dias 22 e 26 de novembro. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas podem participar.

Conforme o edital, as inscrições foram divididas em duas etapas. Na primeira, as escolas devem realizar o cadastro dos alunos por meio de formulário eletrônico, até o dia 15 deste mês. Já na segunda, caso a escola não tenha despertado interesse em participar, o estudante pode se inscrever individualmente, entre os dias 16 e 29 de agosto, também por meio de formulário eletrônico.

A competição terá cinco categorias baseadas nos níveis dos participantes: no Nível 1, concorrerão estudantes do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental I; no Nível 2, estudantes do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I; no Nível 3, estudantes do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental II; no Nível 4, estudantes do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II; no Nível 5, estudantes do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.

A prova ocorrerá em uma única etapa, sendo composta por 15 questões de múltipla escolha para todos os níveis. Após o término das inscrições, será divulgada a plataforma por meio da qual o exame será realizado. Tutoriais explicarão os procedimentos necessários para participar da competição.

A Olimpíada Brasileira de Educação Financeira, organizada pelo Departamento de Finanças e Contabilidade e pelo projeto de extensão “Educação Financeira para toda a Vida" da UFPB, busca fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas, no sentido de minimizar os problemas financeiros existentes na sociedade.

Além disso, a iniciativa pretende contribuir para o empoderamento da população nacional, promovendo a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeiras.

O coordenador responsável, professor Wenner Glaucio Lopes, espera que, com as olimpíadas, as crianças possam atingir sua maturidade financeira no futuro e não apresentem problemas como os que se vê no Brasil atualmente, a exemplo de consumidores superendividados e altas taxas de juros com relação a empréstimos e financiamento.

“Esperamos que as crianças cheguem à fase adulta de uma forma mais consciente, sabendo como cuidar e como lidar com o dinheiro, além de conhecer um pouco mais desses juros que são postos para todos nós. Portanto, queremos fornecer uma formação crítica para que elas consigam perceber os problemas que são enfrentados no dia a dia”, destacou o professor.

O resultado da competição será divulgado no site do projeto de extensão da UFPB, a partir do dia 16 de dezembro.

Informações sobre as pontuações obtidas pelos estudantes serão enviadas para as escolas nas quais estão matriculados. Serão concedidos certificados de participação para os estudantes que participarem do certame. Outros detalhes estão disponíveis no edital da olimpíada.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins