Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará aula magna com reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em recepção a 32 mil alunos neste semestre

publicado: 31/01/2023 13h41, última modificação: 31/01/2023 17h11
Evento será aberto com apresentação de violoncelo solo do professor da UFPB Felipe Avellar

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, às 10h do dia 9 de fevereiro de 2023 (quinta-feira), no auditório da Reitoria, a aula magna que marcará o início do período letivo 2022.2. A aula magna será ministrada pelo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), professor Anderson Ribeiro Correia. E abrindo o evento, o público será agraciado com uma apresentação de violoncelo solo do professor da UFPB Felipe Avellar.

O evento acontecerá presencialmente no auditório da Reitoria e terá transmissão simultânea pelo canal da TV UFPB no YouTube. O segundo período letivo de 2022 na UFPB terá início na quarta-feira (8), com aproximadamente 2 mil alunos ingressantes iniciando seus cursos e cerca de 30 mil veteranos que retornam às atividades nesse novo período.

Convidado pelo Prof. Valdiney Gouveia para ministrar a aula magna que abre o período letivo 2022.2, professor Anderson Ribeiro Correia é docente titular do ITA, onde já ocupou anteriormente diversas funções, como Pró-reitor de Extensão e Cooperação, Chefe de Departamento, Coordenador de Cursos e Coordenador de Projetos. Ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ele também foi membro do Conselho Deliberativo e é atual pesquisador do CNPq, nível 1B.

Anderson Ribeiro Correia é também assessor ad-hoc da CAPES, FAPESP e CNPq. Editor Associado da Revista Transportes. Editor convidado do Periódico Frontiers in Future Transportation. Membro de comitês do Transportation Research Board - USA.

Dentre os cargos que já exerceu, ele foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil; foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo.

Professor Honoris Causa pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, outorgado no aniversário de 109 anos da universidade. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes - University of Calgary (2004) - Canadá. É membro de vários conselhos profissionais na área de educação, ciência, tecnologia e inovação, junto a FIESP, CNI, Parque Tecnológico de São José dos Campos, IPPLAN e outros.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Aline Lins