Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará mesa redonda sobre documentoscopia e diplomática
conteúdo

Notícias

UFPB realizará mesa redonda sobre documentoscopia e diplomática

publicado: 26/05/2022 18h06, última modificação: 28/05/2022 16h16
Evento é planejado por alunos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Ciência da Informação (DCI), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), promoverá, nos dias 6 e 13 de junho, a II Mesa Redonda de Diplomática e Documentoscopia: Abordagens Teóricas e Práticas. 

O evento é gratuito. Para participar, os interessados devem se inscrever, até o dia 13 de junho, por meio da plataforma Even3. As atividades serão realizadas em formato remoto, iniciando às 19h tanto no dia 6 de junho quanto no dia 13 do mesmo mês, com transmissão, respectivamente, pelos canais Biblioteconomia UFPB e Arquivologia Remota UFPB no YouTube. 

Coordenado pela Profa. Maria Amélia Teixeira da Silva, do CCSA, o projeto é planejado e realizado pelos discentes da disciplina de Diplomática Arquivística como atividade da matéria, que é ministrada nos cursos de Bacharelado em Arquivologia e Biblioteconomia.

O encontro busca reunir profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Direito e História. O evento concederá certificado aos participantes.

A Profa. Maria Amélia destacou que o curso de Arquivologia da UFPB é o primeiro no país a estudar a documentoscopia, ciência forense que diz respeito ao estudo e análise de documentos com o intuito de identificar sua autenticidade ou falsidade. A programação do primeiro dia do evento, 6 de junho, está inserida na 6° Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional (AN).

Segundo a professora, existe uma confusão terminológica e de entendimento da população no que se refere a documentos falsos, falsificados, autênticos e autenticados, e é importante distinguir esses conceitos.

“Vale ressaltar que a diplomática e a documentoscopia fornecem conhecimentos que nos possibilitam identificar elementos de autenticidade em documentos dos mais diversos tipos e suportes, desde uma cédula de dinheiro, até documentos arquivísticos pessoais, administrativos e notariais“, afirmou a Profa. Maria Amélia.

Na mesa, estarão presentes especialistas que buscam articular a teoria e prática nos universos da Diplomática Arquivística, da Documentoscopia e das Ciências Forenses, abordando os desafios inerentes à autenticidade, autenticação de documentos físicos e digitais, entre outros assuntos pertinentes à área. 

De acordo com a coordenadora do evento, o encontro contribuirá significativamente na formação dos discentes, “uma vez que poderão compreender de forma prática a teoria estudada em sala de aula, por meio do relato das experiências dos profissionais que irão compor a Mesa”, comentou a professora. 

Mais informações estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias