Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe 10,2 toneladas de mudas de cana-de-açúcar para experimentos

UFPB recebe 10,2 toneladas de mudas de cana-de-açúcar para experimentos

Plantas jovens foram doadas pela Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan)
publicado: 19/08/2020 19h52, última modificação: 19/08/2020 19h52
Mudas serão úteis para avaliar o desempenho de produtos inseridos em fundo de sulco e também para aplicação foliar, a fim de aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar. Foto: Ivandro  Cândido

Mudas serão úteis para avaliar o desempenho de produtos inseridos em fundo de sulco e também para aplicação foliar, a fim de aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar. Foto: Ivandro Cândido

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus II, em Areia, no Brejo paraibano, recebeu 10,2 toneladas de mudas de cana-de-açúcar para experimentos coordenados pelo grupo de estudo sucroenergético, na fazenda experimental Chã de Jardim, situada na região, sob orientação do professor Fábio Mielezrski.

As mudas foram doadas pela Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), que mantém projetos de pesquisa com a UFPB, em parceria com as empresas Ubyfol e Chemical, a fim de avaliar o desempenho de produtos inseridos em fundo de sulco e também para aplicação foliar.

Além da doação das 10,2 toneladas de cana-de-açúcar, a Asplan também enviou quatro sacos de adubo para o plantio, com apoio do Engenho Triunfo, localizado perto do pórtico da cidade de Areia, que disponibilizou uma carregadeira de cana para auxiliar no descarregamento dos materiais.

Em maio do ano passado, os pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB conseguiram aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar em até 75%, a partir do manejo nutricional e da adaptação de genótipos da planta.

Em julho do mesmo ano, começaram a testar oito variedades inéditas de cana-de-açúcar, doadas pela empresa SBW do Brasil. No mês seguinte, os pesquisadores Bruno Rosendo, Fábio Mielezrski e Guilherme Podestá receberam voto de aplauso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) por terem conseguido aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar em 75%.

Em novembro, unidade avançada do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) na Fazenda Experimental Chã-de-Jardim começou a ampliar complexo de laboratórios para ajudar produtores rurais da região. No espaço de 844 m², dividido em dois pavimentos, será realizada análise do solo e do tecido vegetal das propriedades rurais, requisitos para financiamento agrícola e uma das principais demandas dos agricultores.

Reportagem e Edição: Pedro Paz, com informações  de Ivandro Cândido
Ascom/UFPB