Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Reitor da UFPB recebe Superintendente do Banco do Nordeste para discutir recursos do FNE

publicado: 27/07/2021 10h59, última modificação: 27/07/2021 19h52
O encontro busca captar recursos para financiar projetos de pesquisa e de inovação tecnológica na federal paraibana
Foto: Giovanna Alves
João Fernandes (E), Superintendente João Nilton Castro (C) e o Reitor Valdiney Gouveia (D)

Nesta segunda-feira (26), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu, no Gabinete da Reitoria, a visita do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, João Nilton Castro e Caio Fernandes, da área de desenvolvimento institucional do banco. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de captar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para financiar projetos de pesquisa e de inovação tecnológica. A Universidade também foi convidada para organizar a Programação do FNE 2022.

O fundo é financiado por recursos federais e contempla os diversos setores da economia, como o agropecuário, agroindustrial, comércio, empreendedorismo, infraestrutura e turismo.

Durante a reunião, foram apresentados projetos da UFPB, com vigência entre os anos de 2021 e 2024. Entre eles estão o plano de desenvolvimento do arranjo produtivo da mandiocultura e inhame e a construção de um Pólo de Inovação Tecnológica, para abrigar pesquisadores, startups e órgãos governamentais.

De acordo com o Reitor Valdiney Gouveia, a reunião com o Banco do Nordeste foi importante, pois, mostrou possibilidades de crédito financiável que a Universidade pode conseguir com empresas privadas. Ele também destacou que, por meio da parceria, a instituição pode conseguir recursos em editais não reembolsáveis – investimentos que não precisam ser devolvidos.

“Um dos editais que oferece R$10.000.000,00 (dez milhões de reais), com projetos de R$ 100.000,00 (cem mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) já está aberto, inclusive, estamos fazendo a divulgação na página da Propesq (Pró-Reitoria de Pesquisa). As áreas contempladas envolvem desde energias renováveis ao turismo. Portanto, é ampla a possibilidade de recursos e oportunidades para os pesquisadores”, contou o Reitor.

O Superintendente Estadual, João Nilton Castro, avaliou o encontro como positivo, já que o Reitor trouxe um grupo de professores para discutir a melhor forma de aplicar os recursos do FNE. “A Universidade vai nos ajudar, identificando os segmentos com potencial de desenvolvimento no estado da Paraíba”, relatou.

Pela UFPB, também compareceram na reunião os pró-reitores Valdir Braga (Pesquisa) e Fernando Perazzo (Pós-Graduação), o Chefe de Gabinete, Pablo Nogueira, a diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), Kelly Cristiane, a presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), Fátima Agra, o Diretor Científico, Tecnológico e de Integração com a Sociedade do IDEP, Marcus Tullius, o coordenador de Orçamento, Fernando Bezerra, e a coordenadora de planejamento, Renata Câmara.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB