Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe congresso brasileiro de jovens pesquisadores em matemática
conteúdo

Notícias

UFPB recebe congresso brasileiro de jovens pesquisadores em matemática

Interessados em organizar sessões temáticas devem enviar propostas até 15 de fevereiro
publicado: 07/01/2020 17h23, última modificação: 07/01/2020 17h24
Evento será no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus I, em João Pessoa. Crédito: Angélica Gouveia.

Evento será no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus I, em João Pessoa. Crédito: Angélica Gouveia.

O IV Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística (CBJME-IV) será realizado, no período de 18 a 20 de novembro, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os interessados em organizar sessões temáticas devem enviar suas propostas até o dia 15 de fevereiro.

As submissões de propostas têm de ser enviadas para o e-mail do congresso jovens@mat.ufpb.br. O envio deverá ser em um arquivo único no formato PDF, com o título e a equipe de coordenadores da sessão; resumo sobre a linha de pesquisa e possíveis temas a serem abordados; e, uma lista de possíveis participantes constando nome e breve descrição de cada palestra.

Realizada pela primeira vez na Região Nordeste, a iniciativa objetiva promover intercâmbio científico entre pesquisadores e discutir os problemas encontrados pelos recém-doutores no início de sua vida acadêmica.

De acordo com Daniel Pellegrino, professor do Departamento de Matemática da UFPB e um dos membros da comissão científica do evento, o Brasil passou por um processo de expansão acadêmica e houve um aumento na formação de novos doutores em matemática. No entanto, a estrutura educacional do país não acompanhou esse crescimento.

“O processo de expansão não se mostra amparado por uma estrutura que garanta um cenário favorável à consolidação dos jovens pesquisadores. Eles enfrentam dificuldades no acesso às oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades científicas”, argumenta.

Diante desse cenário, a estrutura de cada sessão do congresso terá a participação de jovens pesquisadores como palestrantes.

Mais informações no site do evento.

Ascom/UFPB