Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe Deputado Wellington Roberto para tratar da reativação das obras do Centro de Convenções

publicado: 28/07/2021 17h01, última modificação: 13/12/2022 11h45
Deputado viabilizará R$ 6 milhões este ano e mais R$ 8 milhões em 2022

Foto: Mariani Idalino

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu o Deputado Federal Wellington Roberto, nesta quarta-feira (28), para firmar um acordo que estabelece o retorno das obras do Centro de Convenções, no campus I, em João Pessoa. Parada há mais de uma década, a obra deve ser retomada no final deste ano. Acompanhou a visita o Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani.

O Deputado se comprometeu a destinar cerca de R$ 6 milhões para as etapas iniciais de reabilitação do Centro. Em 2022, a expectativa é do recebimento de mais R$ 8 milhões para a conclusão da obra. Wellington explicou que o acordo é resultado de um positivo relacionamento cultivado com o Reitor Valdiney e o Superintendente do HULW. “Eu já tinha destinado o valor de R$ 15 milhões para recuperação de estruturas e alguns equipamentos do HULW. Com essa aproximação, começamos a dialogar também sobre os problemas e as necessidades da UFPB”, explicou.

Classificada pelo Reitor como uma das mais importantes obras da Universidade, a estrutura é um complexo que pode envolver, além de congressos e eventos culturais, a possibilidade da instalação de museu e diferentes cerimônias artísticas. O Reitor afirmou que a iniciativa do Deputado vai permitir a entrega do Centro de Convenções, reforçando sua importância não só para a UFPB, mas para a sociedade paraibana como um todo.

“Abre a possibilidade da Paraíba ter no seu coração um grande espaço para realização de eventos acadêmicos, científicos e culturais”, ressaltou o Prof. Valdiney. Ele também falou das altas expectativas para a conclusão da obra. "Confiamos que o dinheiro direcionado será suficiente, mas caso contrário, buscaremos mais recursos. A prioridade é que a UFPB possa entregar esse patrimônio a toda a sociedade, que deve ser marcada como uma obra importante do nosso Estado”, acrescenta o Reitor.

Wellington Roberto agradeceu ao Governo Federal, que é quem vai destinar o recurso por meio das emendas parlamentares para, dessa forma, ser retomada a obra que irá atender a comunidade acadêmica, não só de João Pessoa, mas de toda Paraíba.

O Deputado ainda destacou a atenção que deve ser dada ao segmento educacional e avaliou a importância desse tipo de contribuição parlamentar para a UFPB. “Educação é a base. É o eixo central do desenvolvimento de uma nação e aqui não pode ser diferente. Então, é dessa forma que devemos colaborar e auxiliar”, pontuou.

O processo vai ser iniciado com a entrada da documentação e uma ação específica a ser alinhada com o Ministério da Educação. O prazo de entrega ainda deve ser definido, dependendo do cronograma e das análises dos engenheiros responsáveis.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB