Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe exposição “Personas”
conteúdo

Notícias

UFPB recebe exposição “Personas”

publicado: 20/09/2022 01h22, última modificação: 20/09/2022 11h38
As obras ficarão disponíveis para visitação até 14 de outubro na Galeria Lavandeira, no CCTA
Foto: Divulgação
Foto: Angélica Gouveia

A exposição “Personas”, com obras do artista Davi Queiroz e curadoria de Robson Xavier, acontece na Galeria Lavandeira, localizada no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A visitação pode ser realizada até o dia 14 de outubro. A entrada é gratuita. 

Cerca de 22 trabalhos serão expostos, dentre pinturas, desenhos e esculturas, sendo a maioria das obras criada a partir de madeira e materiais sustentáveis. A abertura da exposição aconteceu no último dia 15. 

Para o artista, que foi aluno do curso de graduação em Artes Visuais da UFPB, a exposição retrata os desdobramentos que a sociedade vem enfrentando mediante ao cenário de pós-pandemia.

Segundo o artista, “Personas” surge de um momento de pós-pandemia, em que ele vê uma fragmentação no viés emocional, religioso e na psique humana. 

“Diria que Personas é um filho que toma uma independência de curso mantendo algumas características. Na exposição, encontraremos pinturas, desenhos independentes e uma diversidade de produção”, apontou o criador. 

Foto: Daniel Queiroz

Segundo o curador de arte e professor da UFPB, Robson Xavier, "Com traços fortes, marcantes, Davi Queiroz grava às superfícies e define volumes, com tons intensos e pincel seco, pintando esculturas e esculpindo pinturas. Assim, Davi Queiroz trabalha, produz, modifica a paisagem, marca sua passagem no mundo e deixa sua marca em João Pessoa”. 

“Davi  é um artista atuante na cidade. Tem feito uma série de exposições e vários trabalhos com uma uma produção bem constante. Faz um um trabalho bem colorido, com uma influência forte cubista tanto da arte moderna internacional quanto a brasileira”, analisa o Prof. Robson. 

Ainda segundo o curador, ao produzir imagens figurativas que representam rostos, retratos, personagens vivos, o artista não só une a tradição dos modos de fazer do cubismo sintético, com a força do traço expressivo e cores intensas como também, convida o público a uma deriva nas formas, linhas, superfícies e cores, sendo a profusão destas, inclusive, inspiradas na paisagem de João Pessoa. 

“Personas” é uma série de obras inéditas produzidas para a Galeria Lavandeira da UFPB a partir do desdobramento da série Vultus, apresentada na exposição individual de mesmo título, exposta neste ano na Galeria da Energisa Cultural, em João Pessoa. 

A exposição é aberta à comunidade acadêmica em geral e à população que quiser conhecer. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 14 de outubro. O horário de funcionamento da galeria é das 8h às 13h e das 14h às 17h. 

Foto: Angélica Gouveia
* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia/Daniel Queiroz