Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe exposição fotográfica sobre impactos das torres eólicas no Nordeste
conteúdo

Notícias

UFPB recebe exposição fotográfica sobre impactos das torres eólicas no Nordeste

publicado: 19/04/2022 12h12, última modificação: 19/04/2022 12h13
Exposição segue até esta quarta-feira (20), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, até esta quarta-feira (20), a exposição fotográfica "Para Quem Sopram os Ventos?", uma nova etapa da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2, em parceria com a instituição católica alemã Misereor. A exposição, que teve início na segunda-feira (18), acontece das 8h às 17h e é aberta ao público.

A exposição, promovida pela a Cáritas Brasileira Regional NE2 - CBNE2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece na praça do CCSA. O público poderá conferir tótens, painéis, fotografias e vídeos sobre energia eólica – gerada pela força dos ventos.

O evento tem o apoio do Grupo de Estudos sobre Segurança Energética (Gesene), do CCSA. O Gesene discute o desenvolvimento sustentável das energias renováveis no Nordeste e defende o desenvolvimento das energias renováveis em harmonia com uma cultura de paz e de justiça social.

O coordenador do Gesene, Prof. Henry Iure de Paiva Silva explica que o desenvolvimento sustentável das energias renováveis não deve apenas atender à demanda energética. “Ela ocupa espaços, há relações com pessoas, com comunidades e a gente discute em que medidas esses empreendimentos eólicos impactam a vida, a realidade humana e a área natural. Nós buscamos estudar os espaços para criar essa harmonia, para que haja o desenvolvimento social, com cultura de paz e justiça social”, explicou o Prof. Iure Paiva.

Os organizadores da exposição sustentam que, embora a energia eólica seja reconhecidamente uma fonte de energia limpa e renovável, existem impactos, ainda pouco conhecidos, que necessitam ser de conhecimento de toda a sociedade. São problemas na saúde, contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos atingindo a vida, principalmente, de comunidades tradicionais, rurais e quilombolas do Nordeste brasileiro.

Assim, a iniciativa busca sensibilizar e alertar sobre esses impactos em nível socioeconômico, ambiental e de saúde causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos de energia eólica no nordeste do Brasil.

A exposição contará com fotos captadas no período de setembro de 2021 , além de uma experiência sensorial através de sons ambientes das turbinas, pássaros e animais da região.  

De acordo com o coordenador do Gesene, a ideia é impulsionar um diálogo sobre os efeitos que os empreendimentos eólicos têm gerado nas regiões. “Dentro do grupo de estudos, discutimos como os empreendimentos eólicos impactam a vida da população que divide esses mesmos espaços. Temos desenvolvido palestras, atividades de mídia digital e produção acadêmico-científica voltadas a essa busca para a harmonização entre empreendimentos energéticos e as necessidades das comunidades locais”, esclareceu o Prof. Iure Paiva.

* * *
Reportagem: Ascom/UFPB
Fotos: Divulgação