Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB, Faepa e Senar articulam termo de cooperação

UFPB, Faepa e Senar articulam termo de cooperação

publicado: 28/07/2021 10h37, última modificação: 28/07/2021 11h13
Parceria propiciará oportunidades de pesquisa, extensão e estágios

O Reitor Valdiney Gouveia recebeu nesta terça-feira (27), no Gabinete da Reitoria, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Dr. Mário Borba, e o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Dr. Sérgio Martins. Na ocasião, os dirigentes trataram sobre a assinatura de um termo de cooperação.

De acordo com Reitor Valdiney Gouveia, o objetivo da reunião foi dialogar sobre possibilidades de parcerias nas áreas de inovação, equipamentos e experimentos de campo. Caso seja concretizado o acordo entre as duas instituições, a UFPB vai oferecer oportunidades de pesquisa, extensão e estágio.

Atualmente, a Faepa atua em conjunto com o Campus de Areia, realizando pesquisas, a exemplo do plantio e melhoramento da mandioca. “A Faepa tem parceria com alguns dos nossos pesquisadores, contudo, queremos formalizar esse apoio que, no momento, tem sido realizado de maneira informal”, disse o Reitor.

A Universidade também foi convidada para colaborar na organização do 10º Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que será realizado no período de 28 a 31 de março de 2022, em João Pessoa (PB).

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Dr. Mário Borba, o intuito é colocar uma unidade do Senar dentro da Universidade, no campus de Areia, para trabalhar nas áreas de agricultura e pecuária.

“Queremos aumentar esse relacionamento, essa parceria com a instituição. Sem a ciência, sem a pesquisa, nós não podemos aplicar tecnologia. Então, precisamos desse convênio, deste guarda-chuva em comum, no sentido que a gente possa usufruir da pesquisa para capacitar o homem do campo”.

Para a presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), Fátima Agra, que também esteve presente na reunião, o encontro foi produtivo, pois vai melhorar os projetos desenvolvidos na cidade de Areia-PB. “A parceria pode atuar no melhoramento da mandioca que está sendo desenvolvido, como também na caprinocultura que desenvolve um trabalho com as enzimas do leite.”

Mário Borba adiantou que o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Sérgio Martins, trará técnicos para mostrar na próxima reunião com a UFPB, os trabalhos realizados pelo Senar.

“Fazia tempo que a gente não tinha uma abertura tão grande com a Universidade Federal da Paraíba. Eu acho que é a primeira vez que o Senar e a Federação estão tendo esse entrosamento, esse relacionamento”, destacou Mário.

O Reitor Valdiney ainda relatou que, por meio dessa parceria, a UFPB vai conseguir recursos para beneficiar a sociedade. “A instituição mais uma vez dá a sua cara para resolver problemas sociais, para estar no meio da sociedade e fortalecer o Estado como um todo”, concluiu o Reitor.

Em breve, a UFPB realizará encontro com os pró-reitores Valdir Braga (pesquisa), Fernando Perazzo (pós-graduação), a presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), Fátima Agra, o diretor do campus de Areia, Manoel Bandeira, e a Agência de Cooperação Internacional. O intuito é definir os próximos desse termo de cooperação com a Faepa e Senar.

Foto: Angélica Gouveia
(Da esq. p/ dir.) Dr. Sérgio Martins (Senar), Dr. Mário Borba (Faepa), Reitor Prof. Valdiney Gouveia e Profa. Fátima Agra (IDEP). Foto: Oriel Farias
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB