Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe indígenas potiguaras para parcerias em busca de investimentos

UFPB recebe indígenas potiguaras para parcerias em busca de investimentos

publicado: 15/06/2021 18h50, última modificação: 20/06/2021 15h18
Grupo étnico pleiteia insumos para o laboratório de análises clínicas e a abertura de uma ala no HULW/UFPB para saúde indígena

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou reunião nesta terça-feira (15), no gabinete da Reitoria, com os representantes indígenas da etnia potiguara, localizada nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto. O encontro foi conduzido pelo Reitor da Universidade, Prof. Valdiney Gouveia.

Na ocasião, os indígenas apresentaram um pleito de apoio para obtenção de insumos destinados ao laboratório de análises clínicas federal localizado na Aldeia Forte, no município de Baía da Traição, na Região do Vale do Mamanguape, o qual necessita de recursos para manter suas atividades. O laboratório atende à população indígena da região, que possui atualmente 32 aldeias em seu território. Conforme as lideranças indígenas, no Brasil existem apenas dois laboratórios voltados para essa demanda, sendo um na Paraíba e outro no estado do Ceará.

O grupo viajou, na última semana, para Brasília com o objetivo de garantir junto ao Secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos, a permanência das atividades do laboratório federal na Paraíba.

“Ele garantiu que não fecharia, mas teríamos que procurar parcerias com a Universidade Federal, Estado e Município”, contou o Cacique Geral e vereador de Rio Tinto, Sandro Gomes Barbosa.

Ainda, na reunião, o grupo indígena também mencionou a necessidade de uma ala no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). “Queremos levantar recursos para proporcionar um novo espaço de atendimento para nossa população indígena”, destacou o Cacique.

O Reitor Valdiney Gouveia adiantou que entrará em contato com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o Secretário Robson Santos para formalizar a parceria. Além disso, deve convidar o Superintendente do Hospital Universitário, Dr. Marcelo Paulo Tissiani, e a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moreira, para participarem de visita na segunda-feira (21) à aldeia onde está localizado o laboratório.

“Agradecemos a hospitalidade do Reitor, muito receptivo, só temos a agradecer. No dia 21, vamos retribuir, recebendo ele com um grande Toré e assim poder firmar essas parcerias”, finalizou o Cacique Sandro Gomes.

Também participaram da reunião Alcides da Silva Alves (liderança indígena e assessor técnico do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena), José Sobrinho Ciriaco (Capitão Potiguara e assessor indígena do Governo do Estado da Paraíba), José Roberto (gerente executivo de Equidade Racial na Secretaria de Estado e da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba) e Viviane Lira (assistente social do Centro Estadual de Referência da Igualdade Racial – João Balula).

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins