Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe mais de 2.000 litros de bebidas alcoólicas da Receita Federal e transforma em sanitizante

publicado: 02/08/2021 18h26, última modificação: 02/08/2021 18h28
Ação vai possibilitar a fabricação de mais de 800 litros de álcool em gel e álcool 70%

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu uma doação de aproximadamente 2.040 litros de uísque, realizada pela Delegacia da Receita Federal em João Pessoa (DRF/JPA), para a transformação em produtos de higiene e limpeza. A doação, que é equivalente ao valor de R$ 224.400,00, vai possibilitar a fabricação de mais de 800 litros de álcool hidratado concentrado, produto de demanda potencializada pelo contexto de pandemia da Covid-19.

Professores, técnicos, coordenadores e acadêmicos dos cursos de graduação de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial da UFPB participam do projeto de transformação e reciclagem do produto recebido, cuja utilização será direcionada para laboratórios e áreas comuns do Centro de Tecnologia (CT) como biblioteca, praças de alimentação e auditórios, para utilização na assepsia.

O coordenador do Laboratório de Engenharia de Alimentos da UFPB, Pierre Martins, agradeceu a DRF/JPA pelo empenho e assistência do acordo de cooperação técnica e projeto de pesquisa e extensão. Ele também comentou sobre o andamento do processo de transformação. “Estamos processando com os discentes esses 2.000 litros, estocados no Laboratório de Ecologia Animal (LEA), em projetos de extensão, estágios supervisionados e TCCs ao longo dos próximos semestres”, explicou.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney, também ressaltou que a parceria entre instituições públicas federais gera benefícios à sociedade. “A ideia é aproveitar as apreensões da Receita Federal para que elas se convertam em benefícios à comunidade como um todo. Nesse caso específico, tivemos a doação de bebidas alcoólicas e estamos transformando em álcool para higienização”, explicou.

A doação acontece, conforme o Decreto-lei nº 1455, de 7 de abril de 1976, que regula a destinação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil (RFB). Uma das modalidades da lei assegura a destinação de medicamentos, materiais e equipamentos médico-hospitalares para repasse aos órgãos ou entidades do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como aos hospitais universitários de instituições públicas de ensino superior.

Com o trabalho de fiscalização realizado pela RFB, a apreensão de bebidas alcoólicas irregulares ocorre a partir das tentativas de entrada no país. Depois de apreendida, a mercadoria é encaminhada para a etapa de avaliação em um estudo de comprovação da qualidade da bebida. E, por fim, é destinada ao leilão, quando autêntica, à destruição ou à doação para que passe por transformações químicas, a fim de ganhar uma nova utilidade.

No mês de maio, também foram doados um total de nove consoles de videogames, no modelo XBOX One, em um valor estimado de R$ 12.360,00. As mercadorias são oriundas de fiscalizações da Receita Federal nos estados de Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A doação foi realizada em atendimento a um pedido da UFPB por meio de ofício.

Os aparelhos foram destinados ao Centro de Ciências da Saúde, ao Centro de Ciências Agrárias e ao Curso de Psicopedagogia, para utilização de forma lúdica ou para tratamento, voltado para terapia ocupacional, priorizando sobretudo o uso coletivo dos equipamentos.

“Toda parceria com a Receita é muito importante, pois significa mais recursos para a universidade, mais possibilidade de que a universidade desenvolva pesquisa e novos produtos, e que isso sirva a toda a sociedade”, disse o Reitor.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins