Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe menção honrosa em prêmio de inovação por ser a Universidade que mais cresce no Brasil

publicado: 28/05/2021 17h31, última modificação: 04/06/2021 08h09
A Instituição foi a que mais cresceu nos últimos 10 anos

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), recebeu nesta quinta-feira (27) “Menção Honrosa” no "Prêmio de Inovação Universidades" promovido pela empresa Clarivate Analytics. No evento, transmitido pela internet, foi abordado o tema "Acelerando o Ciclo da Inovação da Pesquisa no Brasil".

“Eles fizeram um rankeamento nacional de todas as instituições do Brasil que fazem as suas proteções intelectuais. Como critério, eles avaliaram o número de depósitos das patentes, a qualidade dessas patentes e o crescimento da instituição”, explicou Profa. Kelly Cristiane Gomes, Diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova).

O ranking foi realizado a partir da performance das universidades ao longo dos últimos 10 anos. A UFPB disputou com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) conceituados como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Profa. Kelly destacou que a UFPB ficou em uma colocação muito satisfatória, principalmente considerando o crescimento da Instituição.

“A UFMG ficou em primeiro lugar em quantidades de patentes depositadas, porém, a UFPB teve o maior crescimento em termos de proteção das suas inovações. A partir disso, ela acabou ganhando a menção honrosa como a Universidade que mais cresceu nesses últimos 10 anos”, relatou a Diretora.

Segundo o banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2018 a Instituição paraibana obteve 94 depósitos de patentes; em 2019, foram contabilizados 100 depósitos. No período de 2010 a 2019, a UFPB conseguiu, no total, 372 patentes depositadas.

Em 15 dias, a UFPB deve receber o Certificado da Menção Honrosa da Clarivate Analytics. A empresa desenvolve trabalhos em parceria com universidades, organizações sem fins lucrativos, organizações de financiamento, editoras, corporações e organizações governamentais.

“Ela ajuda a fazer proteção e inovação por meio das pesquisas, no sentido de converter teses e dissertações em produtos que sejam patenteáveis”, explicou Profa. Kelly Gomes.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a Profa. Kelly Gomes e todos os pesquisadores cujo empenho na promoção de pesquisas tem colocado a UFPB em evidência no país. A indicação da UFPB para esse reconhecimento nacional é o resultado do trabalho que os inventores e a Inova-UFPB, desde a criação da Agência em 2013, vêm realizando ao longo dos últimos anos. A Agência é órgão suplementar da UFPB que tem como missão planejar, coordenar e controlar todas as atividades de inovação tecnológica.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins