Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe o Sebrae para firmar parcerias na área de empreendedorismo

UFPB recebe o Sebrae para firmar parcerias na área de empreendedorismo

publicado: 12/07/2021 21h26, última modificação: 13/07/2021 10h03

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou reunião, no gabinete da Reitoria, nesta segunda-feira (12) para tratar de projetos na área de empreendedorismo, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Por meio da parceria, a Universidade busca reunir pessoas e garantir recursos para auxiliar e dar suporte a empresas juniores e startups que atuam na Instituição.

Participaram da reunião pela UFPB o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, a Pró-Reitora de Extensão (Proex), Profa. Berla Moreira, a Diretora da Inova, Kelly Gomes, o Coordenador de Convênios, Arthur Arruda, e o Procurador-Geral, Dr. Carlos Mangueira. Pelo Sebrae estavam presentes o Diretor Técnico, Luiz Alberto Amorim, o Gerente do Sebrae-Sul, Claudio Soares, a Gerente de Educação Empreendedora, Humara Medeiros, e o Gerente de Sustentabilidade, Elinaldo Lima.

A parceria deve pautar um termo de cooperação. Na próxima reunião - em data a ser marcada - serão definidas as áreas e as ações do convênio. Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, a iniciativa vai beneficiar professores, técnicos e estudantes a fim de que possam se inserir no mercado, estabelecendo relação direta com demandas da sociedade.

“A ideia é que tenhamos a nossa primeira incubadora (estrutura física e logística para a instalação de empresas) dentro da universidade. Para isso, o Sebrae realizará uma nova visita, e também convidaremos os colegas das empresas juniores”, contou.

Além disso, a UFPB vai disponibilizar um espaço físico para empresas que conseguirem se desenvolver e alcançar destaque. “Teremos um local fora da universidade, mas, também, da UFPB, onde elas poderão ocupar. Assim, poderemos ter um espaço de compartilhamento de trabalho”, adiantou o Reitor.

Para o diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, a reunião foi produtiva e trouxe um tema muito importante para a UFPB e a sociedade. “Queremos que esse tema (empreendedorismo) possa transbordar em novas empresas startups. Para que aquelas pessoas que estão terminando seu curso consigam entrar no mundo como empresárias, empreendedoras ou na relação que ela possa construir”, disse Amorim.

Ele ainda contou que a UFPB e o Sebrae vão gerar inovação, tecnologia e fazer com que o Brasil cresça ainda mais. “Serão tanto projetos que envolvem capacitação empreendedora, como também desenvolvimento de startups de negócios empreendedores e inovadores. Com isso, poderemos avançar dentro do cenário econômico brasileiro e mundial”, destacou o diretor.

A diretora da Inova, Profa. Kelly Gomes, enfatizou que a parceria é importante, pois vai atender às demandas de empreendedorismo dos estudantes da UFPB, sejam elas voltadas para startups ou empresas juniores: “A maioria das startups possui um tempo de vida curto, em função dessa falta de noção do empreendedorismo, além da carência no apoio jurídico e contábil”, informou a diretora.

Em junho deste ano, a UFPB criou o projeto “Empresas Juniores, Empreendedorismo e Extensão Tecnológica: ações entre a Universidade e a Sociedade via extensão”, coordenado pela Profa. Berla Moreira.

A extensão está fazendo um mapeamento que visa, inicialmente, identificar e interagir com essas empresas. “Queremos acompanhar, apoiar, divulgar e promover as ações das empresas juniores, iniciativas empreendedoras e de extensão tecnológica no âmbito da UFPB”, relatou a Profa. Berla.

O projeto conta com a parceria da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB), Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e o Observatório de Dados da Extensão (ODE-UFPB).

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Ascom/UFPB