Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe propostas de ações de extensão para o Fluex 2023
conteúdo

Notícias

UFPB recebe propostas de ações de extensão para o Fluex 2023

publicado: 30/12/2022 12h58, última modificação: 30/12/2022 12h58
Propostas de docentes e técnicos-administrativos devem ser submetidas via Sigaa

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Proex/UFPB) publicou o edital do Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) para submissão de ações de extensão a serem desenvolvidas no ano de 2023. As atividades podem ser propostas por docentes (incluindo professores visitantes, substitutos e voluntários) dos cursos presenciais e à distância e servidores técnico-administrativos de nível superior que estejam em efetivo exercício.  

As ações de extensão podem ser realizadas em formato presencial, remoto e híbrido e apresentadas nas seguintes modalidades: Programa; Projeto; Cursos e Oficinas; Evento (Congresso, Simpósio, Festival ou Exposição, por exemplo); Prestação de Serviços; e Registro de Produtos (provenientes das ações realizadas). Elas devem estar inseridas em uma das oito áreas temáticas nas quais é desenvolvida a extensão universitária (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho).

Os servidores devem registrar suas propostas por meio do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Entre as exigências para a submissão das atividades, estão a obrigatoriedade da participação de alunos voluntários como membros da equipe executora da ação, além da descrição do número de participantes (internos e externos). No Anexo I do edital publicado pela Proex, está listado um conjunto de orientações para auxiliar os proponentes na elaboração das ações.  

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFPB, Berla Moraes, em 2022 foram ofertados 124 cursos e realizados 70 eventos de extensão por meio do Fluex, em diversas áreas do conhecimento, com um alcance que contribui para que a UFPB cumpra com o compromisso com a sociedade, seja em nível regional, nacional ou mesmo internacional.

“O Fluex oportuniza a participação de discentes, como voluntários, na diversidade de proposituras e experiências de ações extensionistas com diversos segmentos da sociedade, o que qualifica sua formação acadêmica, profissional e cidadã. Estas ações de extensão também ampliam as possibilidades de participação da comunidade externa à UFPB, na oferta dos cursos, oficinas e eventos, beneficiam setores, comunidades e grupos com prestação de serviços”, ressaltou Berla Moraes. 

As ações de extensão devem ser submetidas pelos proponentes com antecedência mínima de 15 dias antes do início da ação que será realizada e devem ser validadas pela chefia imediata do docente ou técnico administrativo. Em seguida, a proposta será analisada pela equipe técnico-pedagógica da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac/Proex). A vigência do edital Fluex 2023 se estende até o dia 31 de dezembro do próximo ano.

***
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia