Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe propostas para o Fluex 2021

UFPB recebe propostas para o Fluex 2021

publicado: 22/01/2021 13h29, última modificação: 22/01/2021 14h05
Ações de extensão devem ser submetidas pelos servidores por meio do Sigaa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o Edital do Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) 2021, para submissão de propostas de atividades de extensão a serem implementadas por servidores durante este ano. Docentes dos cursos presenciais e à distância e técnico-administrativos do quadro efetivo da universidade podem participar da seleção.

Os servidores interessados devem submeter suas propostas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa)Um dos requisitos exigidos é que as ações de extensão apresentadas possuam alunos voluntários entre os membros da equipe executora.

A vigência do Fluex 2021, lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), estende-se até 31 de dezembro. O prazo final de submissão varia conforme a modalidade e a carga horária da ação proposta, mas a atividade deve ser submetida com antecedência mínima de 15 dias antes do início da execução.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, a participação da comunidade acadêmica nas propostas de ações de extensão, por meio do edital, é fundamental para reafirmar o compromisso social da universidade. “A extensão universitária, considerando suas diversas modalidades, é um eixo indissociável do ensino e da pesquisa na formação discente. Então, essas ações possibilitam a interação interdisciplinar a partir do diálogo com a sociedade, contribuindo com o desenvolvimento humano, tecnológico e social”, destaca a docente.

As propostas podem ser apresentadas em uma das seguintes modalidades: programa, projeto, curso, evento (a exemplo de congresso, festival ou olimpíada) e produto (como, por exemplo, livros, artigos, vídeos ou programas de rádio).

Essas ações também devem estar inseridas nas áreas temáticas definidas pela Proex – comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho – ou em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a exemplo da erradicação da pobreza ou da educação de qualidade.

O Fluxo Contínuo de Extensão é responsável pelo registro de todas as atividades de extensão da universidade. Em 2020, 424 ações de extensão foram realizadas, sendo a maioria deles projetos (158) e cursos (154).

De acordo com o coordenador de Programas de Ação Comunitária (Copac), Thiago Cavalcante, em virtude da pandemia de Covid-19, a realização de cursos e eventos foi afetada em 2020, mas a estimativa é que em 2021 haja maior adesão da comunidade extensionista a cursos e eventos remotos, o que implicará um maior número de ações registradas este ano.

Todas as informações sobre o edital 2021 estão disponíveis na página da ProexDúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail secretariacopac@proex.ufpb.br.

UFPB RECEBE PROPOSTAS PARA O FLUEX 2021

Reportagem: Milena Dantas