Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe reitor da Universidade finlandesa de Turku para discutir parcerias

UFPB recebe reitor da Universidade finlandesa de Turku para discutir parcerias

publicado: 16/05/2022 14h24, última modificação: 16/05/2022 14h24
O diálogo deu-se, principalmente, sobre as áreas da educação básica e tecnologia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na sexta-feira, dia 13, o Reitor da Universidade Turku de Ciências Aplicadas, localizada na cidade de Turku, no sudoeste da Finlândia, professor Vesa Taatila. O encontro foi realizado com o intuito de discutir parcerias entre as universidades.

Além do Reitor da Universidade de Turku, o momento contou com a presença da Profa. Marjo Joshi e da senhora Juliana Piispa. Eles foram recepcionados pela Vice-Reitora da UFPB, Prof.a Liana Filgueira, por Pró-reitores, superintendentes e dirigentes de órgãos da UFPB. O momento também foi prestigiado pela presença de grande parte dos diretores de Centros da Universidade.

Acompanhado pela Vice-Reitora e guiado pelos professores Euler Macêdo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), e Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), o Reitor Vesa Taatila iniciou a visita à UFPB conhecendo alguns laboratórios da Instituição. O Reitor visitou o grupo de inteligência computacional aplicada, o laboratório de redes inteligentes e o laboratório de otimização de energia, nos quais pôde conhecer a estrutura tecnológica, de pesquisa e parte dos docentes que atuam nos laboratórios.

Foram apresentadas possibilidade de pesquisa e desenvolvimento, e trabalhos realizados na UFPB e que podem ser de interesse da Finlândia, conforme explicou o professor Euler Macêdo. “Apresentamos pesquisas feitas aqui, hoje, mas que podem também ter correlação com a área de atuação deles, como por exemplo os projetos que estão sendo realizados com a Huawei, na parte de posicionamento do painel solar, os trackers  inteligentes; o armazenamento de energia com baterias; e também sistemas de bombeamento de água utilizando energia solar”, disse Macêdo.

A professora Ieda Maria Garcia dos Santos, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Laboratório de Combustíveis e Materiais (NPELacom), recepcionou a comitiva no laboratório. Para ela, esse tipo de visita internacional é fundamental pois abre oportunidades a novos acordos de cooperação, além de intercâmbio para os alunos, o que amplia as possibilidades de aprendizagem.

“Eles aprendem muito quando eles têm esse tipo de oportunidade e a gente percebe todos os dias que, quando a gente tem parcerias com instituições no exterior, a qualidade dos artigos sempre sai melhor. Então, a gente ensina e a gente aprende, a gente sempre tem os dois lados em parceria, desta forma, é realmente fundamental”, explicou a coordenadora.

Após a visita aos laboratórios, a comitiva finlandesa foi recepcionada na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS) pelos demais gestores da UFPB. Na ocasião, o professor Vesa Taatila disse que a Paraíba e a Finlândia são parecidas não só em extensão, como também na população, e revelou a felicidade em discutir sobre possibilidades de cooperação.

Além de Reitor, Vesa Taatila também é membro do Conselho Nacional de Inovação da Finlândia, diretamente apoiado pelo Ministério da Educação, e disse que o ponto forte no qual a Finlândia tem interesse em investir muito é em pesquisa e inovação, e que, desta forma, pretende levar esse tema adiante nos contatos com a UFPB.

Na reunião, a Diretora do Centro de Educação, Adriana Diniz, foi uma das representantes da UFPB que apresentou propostas iniciais ao Reitor da Universidade Turku de Ciências Aplicadas, enfatizando o interesse na realização de intercâmbio na área da educação. A docente citou a possibilidade de pensar turmas conjuntas na pós-graduação, como uma medida de internacionalização, e a realização de um seminário online para estreitar as relações entre as universidades e mapear possibilidades de trabalho conjunto, o que foi bem recebido pelo Reitor visitante que demonstrou interesse em dar continuidade ao diálogo.

Para a Vice-Reitora da UFPB, a Profa Liana Filgueira, a visita do Reitor da Universidade Turku foi muito interessante porque a Finlândia é uma referência mundial na área da educação e é intenção da UFPB realizar parcerias não só nesta, como também nas áreas de tecnologia, energia renovável, dentre outras.

“Inclusive, nesta visita pudemos mostrar um pouco do potencial da Universidade e pudemos também reunir diversos diretores aqui, presencialmente, para que cada diretor pudesse comentar sobre a sua demanda e as possíveis parcerias. E a partir desse encontro que acabamos de executar, foi possível ver que podem ser geradas muitas parcerias bem diversificadas”, concluiu a gestora.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins