Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe selos de universidade amiga das árvores, durante Trote Verde para acolhida aos alunos no início do semestre

publicado: 10/02/2023 18h18, última modificação: 10/02/2023 18h18
O projeto, que comemora 10 anos de existência em 2023, já plantou mais de 5.000 mudas pelo Campus I

Foto: Angélica Gouveia

Mais de 230 mudas plantadas, demonstração de rapel, apresentações culturais, celebração e confraternização entre ‘feras’ e veteranos. Esse é um resumo do que foi a edição especial, ocorrida nesta sexta-feira (10), em comemoração aos 10 anos do Trote Verde e da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), vinculada à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na mesma ocasião, a UFPB recebeu o ‘Selo verde', da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), e o ‘Selo Universidade Amiga das Árvores’, iniciativa da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau). O Trote Verde acontece no início de cada período letivo para recepção ecológica aos novos estudantes.

Além de combinar com o cenário do Campus I da UFPB em João Pessoa, que abriga fragmentos de Mata Atlântica, o Trote Verde ainda é uma oportunidade para que os novos alunos socializem e conheçam os mais diversos espaços da Universidade.

E a edição comemorativa contou com muitas atrações especiais. O plantio de mudas de pequeno, médio e grande porte foi realizado no período da manhã e da tarde, a partir das 9h, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA).

Depois do plantio nas primeiras áreas, os alunos ingressantes da UFPB seguiram para o Complexo Esportivo da Universidade, onde, além de realizar a ação ambiental com plantio de mais mudas, puderam se divertir e se aventurar no slackline, esporte de equilíbrio que conta com uma fita de nylon esticada entre pontos fixos, como duas árvores, por exemplo.

Um dos objetivos principais da Edição Especial do Trote Verde foi deixar para a UFPB uma herança de áreas de circulação arborizadas, para diminuir impactos da insolação. Conforme explicou a Profa. Marcele Trigueiro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, em 2023 o Trote Verde contou com a parceria de uma comissão de paisagismo da Universidade, que ajudou os servidores da CGA e os alunos voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo, a repertoriar as áreas que estavam mais carentes de sombreamento e áreas de circulação que estavam muito áridas.

Foram plantadas também algumas mudas de grande porte, de até 2 metros de altura. Todas as plantas escolhidas para o evento são pertencentes ao Bioma da Mata Atlântica, como Ipê Rosa, Oitizeiro, Jacarandá Mimoso, Aroeira, Sibipiruna, Ipê Roxo, Caraibeira, Pata de Vaca e Barriguda. Ao longo da semana de recepção aos novos alunos, outras 270 mudas de plantas da Mata Atlântica serão plantadas pela CGA, na UFPB.

No período da tarde, o plantio foi retomado e dessa vez os estudantes puderam contribuir com a arborização do Centro de Tecnologia (CT) e apreciar a demonstração de rapel em árvores, realizada por membros do Corpo de Bombeiros da Paraíba. No mesmo local ocorreu um plantio simbólico com a presença da Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, e do Secretário Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira.

Em sua fala, dirigida especialmente aos ‘feras’ que participaram do evento, a Vice-reitora deu as boas-vindas à Universidade Federal da Paraíba e também agradeceu às equipes envolvidas na organização do evento.

“Estamos aqui buscando de que maneira podemos oferecer bem-estar neste espaço ao qual vocês pertencerão por, pelo menos, quatro anos. E o Trote Verde é uma dessas iniciativas, ressignificando a recepção aos novatos e permitindo que eles estejam engajados com a UFPB desde o início de suas vidas acadêmicas”, afirmou a Profa. Liana.

Já o secretário Welison Silveira, titular da Semam de João Pessoa, destacou a relação de cooperação entre o projeto e a administração municipal, que fornece parte das mudas utilizadas na ação.

“Desde o início do Trote Verde, há 10 anos, confiamos nessa parceria, pois sabemos que há, efetivamente, o plantio dos brotos, além de ações de conscientização e educação ambiental”, frisou o secretário.

O dia de recepção e sustentabilidade culminou em um grande encontro no hall do bloco de Multimídia, conhecido como “Bolo de noiva”, onde os estudantes foram recepcionados pela apresentação do quarteto de forró Causos do Sertão e, na Tenda Verde, montada pela Semam, os novos alunos puderam conhecer ações ecológicas realizadas na cidade.

****

Reportagem: Elidiane Poquiviqui e Vinicius Vieira