Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita de comitiva da República de Camarões

UFPB recebe visita de comitiva da República de Camarões

publicado: 24/10/2022 15h42, última modificação: 24/10/2022 15h42
Prefeito da cidade de Bafoussam e representante da embaixada camaronesa estiveram na UFPB

Foto: Aline Lins

Nesta segunda-feira (24), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu a visita de uma comitiva da República de Camarões (Cameroun), país com o qual já possui 04 acordos de cooperação vigentes. O primeiro conselheiro da Embaixada dos Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette, e o Prefeito da cidade de Bafoussam, Roger Tafam, estiveram no gabinete da Reitoria, onde se reuniram com o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira.

Também estiveram presentes o Prof. Sandro Marden, Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), Profa. Ana Martorelli, diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, e o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo de Tarso.

No encontro o prefeito de Bafoussam destacou o interesse em conhecer pessoalmente o Reitor e conversar sobre as perspectivas de cooperação para o desenvolvimento de Camarões e da cidade de Bafoussam.

“Bafoussam é uma região de agricultura e de criação animal. Hoje conversei com o Reitor sobre a possibilidade de criar um núcleo de pesquisa para desenvolver essa área de criação de animais, principalmente bovinos e frango”, disse Roger Tafam.

Durante o diálogo, o Professor Sandro Marden destacou que o tema segurança alimentar é importante para a UFPB, onde há muitas pesquisas dedicadas ao aumento do valor nutricional de produção agrícola local, pesquisas envolvendo a relação da agroecologia com inteligência artificial, bem como trabalho com animais, dando como exemplo uma pesquisa em parceria com o Suriname para tratar de manejo de galinhas.

O Representante da embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Tchenzette, evidenciou alguns resultados já obtidos em pouco menos de um ano de cooperação entre a UFPB e o país africano.

“Além de 04 acordos de cooperação já assinados entre Paraíba, UFPB e Cameroun, há algumas realizações concretas, por exemplo, a UFPB hoje está treinando 10 estudantes camaroneses em Bananeiras sobre agricultura e piscicultura, e já ofertou vários cursos de língua portuguesa para facilitar a cooperação. Além disso, no mês de novembro, um professor da UFPB vai participar de um seminário em Cameroun, então acho que é uma cooperação bem frutífera e com um futuro bem positivo”, disse o conselheiro camaronês.

Para o Reitor da UFPB, reunir com os representantes da República de Camarões é sempre uma boa oportunidade de estreitar laços. “Estamos recebendo o prefeito de Bafoussam, que vai fazer um convênio, uma irmandade com a Prefeitura de João Pessoa, então isso é importante para nós porque, tanto Camarões crescendo quanto o Brasil crescendo, nesse caso específico João Pessoa, é algo fantástico. Então, nós temos muito a contribuir, tanto Camarões com o Brasil quanto o Brasil com Camarões, e somos povos irmãos, então queremos seguir de mãos dadas, para que de fato consigamos alcançar cada dia mais o desenvolvimento econômico e social”, afirmou o Prof. Valdiney Gouveia.

Após a reunião, os gestores da UFPB percorreram a Universidade para apresentar a estrutura do Campus I aos visitantes, além do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), e acompanharam a comitiva de Camarões até a Prefeitura de João Pessoa, para assinatura de um termo entre os prefeitos Cícero Lucena e Roger Tafam, tornando João Pessoa e Bafoussam cidades irmãs.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins