Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita do Comando Militar do Nordeste

UFPB recebe visita do Comando Militar do Nordeste

publicado: 27/05/2022 18h50, última modificação: 27/05/2022 18h52
Encontro teve como objetivo estabelecer parcerias para prospectar a criação da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos do Exército

Foto: Aline Lins

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, recebeu, nesta sexta-feira (27), a visita do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste (CMNe), o General de Brigada Nilton José Batista Moreno Júnior. O General reuniu-se com o Reitor com o objetivo de firmar colaborações e prospectar a criação da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos do Exército no Recife.

O encontro foi a primeira visita do CMNe realizada à UFPB e visa estabelecer parcerias e obter o apoio da Instituição, especificamente, na área de meio ambiente e sustentabilidade vocacionados para a área construtiva da escola.

Da UFPB, também estiveram presentes na reunião a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, o Pró-reitor de Planejamento, Prof. Paulo de Tarso, e o coordenador do Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais, o Prof. Sandro Marden.

Acompanharam o General Nilton Moreno: o Cel. Almir Mendes, o Cel. Helder Guimarães, o Cel. Alexandre Moura (oficial de Comunicação)  e ainda Cel. Cleber Oliveira, do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa.

No que se refere à escolha da UFPB para a realização da parceria, o General destacou: “A Universidade Federal da Paraíba é uma referência em termos de estudos, avanços e inovações e melhorias em todas as partes, inclusive na parte que nos interessa, que é projetos de sustentabilidade voltados para a arquitetura". Segundo ele, após a construção da escola, a expectativa é que haja interações específicas entre a UFPB e o Exército na área da educação 4.0.

Quanto à colaboração da UFPB e os ganhos direcionados a Universidade, o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia pontuou que a UFPB tem muito a ganhar com a parceria, assim como a CMNe. “É uma parceria das melhores possíveis. O Exército tem fábricas, logísticas e muita coisa a nos ensinar e imagino que a UFPB também tem muito a contribuir para o desenvolvimento do Exército Brasileiro. E nesse sentido buscamos essas parcerias”, explicou o Reitor. “Eles têm um projeto fantástico para dez anos, que é a construção de um espaço para a formação de sargentos. Estão buscando parceria com a Universidade em áreas estratégicas como, por exemplo, em engenharia, em questões relativas à sustentabilidade, inovação e tecnologia”, acrescentou.

Segundo o General Nilton Moreno, almeja-se que a escola seja uma referência no Brasil em termos de sustentabilidade e meio ambiente. Os trabalhos estão começando a ser desenvolvidos e a conclusão da escola dar-se-á daqui a dez anos.

O encontro de nesta sexta-feira foi finalizado após a visita conduzida pelo Prof. Sandro Marden, apresentando ao general e à sua equipe o Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais da UFPB. Para intensificar o diálogo, no próximo mês o Comando Militar do Nordeste pretende promover um novo encontro com representantes da UFPB.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins