Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita do Embaixador do Azerbaijão para estabelecer cooperação acadêmica
conteúdo

Notícias

UFPB recebe visita do Embaixador do Azerbaijão para estabelecer cooperação acadêmica

publicado: 19/04/2023 11h54, última modificação: 19/04/2023 11h55
Na ocasião, Rashad Novruz também proferiu uma palestra a alunos da Universidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta terça-feira (18), visita oficial do Embaixador Rashad Novruz, do Azerbaijão, objetivando tratar sobre acordo de cooperação acadêmica entre a UFPB, a Universidade de Línguas do Azerbaijão e o Centro Internacional de Multiculturalismo de Baku. 

Caso seja celebrado, o acordo prevê o compromisso de ambas as universidades em estabelecer cooperações em ensino, pesquisa e extensão, com possibilidade de mobilidade estudantil entre os discentes das instituições. 

Novruz foi recebido pela Vice-Reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, no gabinete da Reitoria. A Vice-Reitora deu as boas-vindas ao emissário azerbaijano, apresentando-o brevemente à história da UFPB e também destacou alguns números da universidade, entre os quais o dado mais recente do AD Scientific Index, no qual 19 cientistas da Universidade aparecem entre os melhores do mundo no ranking da instituição. “Mesmo diante das dificuldades, temos excelentes pesquisadores que são referência global”, afirmou Liana. 

Antes da recepção no gabinete da Reitoria, o Embaixador ministrou a conferência ‘Relações internacionais do Azerbaijão e seu papel no sistema internacional’ aos alunos da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFPB, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). 

Durante a conferência, o emissário azerbaijano destacou a localização geográfica estratégica de seu país, entre os continentes europeu e asiático, para o comércio internacional e também comentou sobre o protagonismo brasileiro na diplomacia global. “No que se refere à diplomacia, o papel do Brasil é muito maior do que o da região onde se localiza”, observou Novruz.

Novruz também visitou alguns laboratórios da Universidade, entre os quais o Núcleo de Pesquisa de Materiais (Nepem). Para o coordenador do Núcleo, Prof. Sandro Marden, que também é o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), a visita do embaixador foi positiva, pois “permitiu que ele percebesse outros campos de conhecimento nos quais nos destacamos e nos quais poderemos alinhar novas parcerias”, disse.

***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia