Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe DER e Seplan para discutir sobre obras de construção de acessos do Altiplano e Bancários
conteúdo

Notícias

UFPB recebe DER e Seplan para discutir sobre obras de construção de acessos do Altiplano e Bancários

publicado: 14/05/2022 09h57, última modificação: 14/05/2022 09h57
Encontro tratou da reconfiguração do anel viário do Campus I da UFPB e da viabilização de obras de mobilidade urbana em João Pessoa

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, receberam, nesta sexta-feira (13), o Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (DER) e a Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) para tratar sobre as obras de mobilidade urbana que envolvem o anel viário do Campus I e a construção de acessos oriundos dos bairros Altiplano e Bancários.

Estiveram presentes na reunião o Secretário de Planejamento do município de João Pessoa, José William Montenegro, Germana Leite e Francisco Romário, ambos do DRE, e além da Procuradoria Jurídica da UFPB, pró-reitores e superintendentes da Universidade, participaram também representantes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW): Dr. Marcelo Tissiani (Superintendente do HULW), Dr. Fábio Lopes (Gerente Administrativo) e Adriano Goes (chefe do setor de infraestrutura física).   

A UFPB foi procurada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para discutir parcerias no sentido de viabilizar as vias de acesso do Bancários e do Altiplano que estão sendo construídas, para desafogar o trânsito da região sul de João Pessoa e melhorar a mobilidade urbana.

“Obviamente, a Universidade é sensível a essa questão, para poder dar melhor qualidade de vida às pessoas e nesse sentido estamos montando essa parceria, mas, como nós não podemos ceder sem ônus, estabelecemos um acordo com os parceiros no sentido de que seja construído o calçamento que une o CI [Centro de Informática] e o CTDR [Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional] ao Nuppa [Núcleo de Pesquisa e Processamento de Alimentos], de tal modo que a UFPB melhore sua infraestrutura de acesso; e estamos tratando ainda de uma demanda em relação ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, para desafogar o trânsito no hospital”, explicou o Reitor.

Também foi solicitado pela UFPB que a rotatória de acesso seja afastada da Universidade para garantir mais segurança e para não dificultar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. 

“Há um acordo entre Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, UFPB e Hospital Universitário para que possamos nos aproximar a esse entendimento e ser viável para, daqui a um ano, termos essas vias alternativas de acesso”, pontuou o Reitor.

O secretário de Planejamento de João Pessoa, José William Montenegro, explicou a relevância das obras que estão sendo implantadas.

“É uma obra que tem uma interface muito maior do que se observa.  Nós vamos fazer uma verdadeira revolução no entorno da UFPB, podendo fazer toda a interligação com essa enorme e grande região populacional”, contou o secretário.

“A obra de mobilidade urbana é aclamada por toda essa região há muito tempo. Com o projeto, nós vamos ter a ligação das três ruas dando vazão a uma grande demanda da população na questão da mobilidade urbana. Nós temos um travamento muito grande. Fazendo essa ligação nesses trechos, teremos uma opção a esse trânsito, a esse tráfego, a essa modalidade das pessoas”, esclareceu José William.  

Quanto à viabilidade da intervenção, bem como a preocupação dos envolvidos com a preservação do meio ambiente, Germana Leite, do DRE, pontuou:   

“Dentro da dificuldade de mobilidade urbana que a gente tem, isso vai facilitar bastante. Para quem mora no Altiplano, nos bairros dos Bancários ou na zona sul, seria uma nova opção de acesso a esses bairros. Tem a dificuldade por ser uma área de vegetação, a gente vai ter um desmatamento importante e, para isso, estamos fazendo licenciamento com compensação ambiental”, evidenciou Germana Leite. 

O superintendente do HULW, Dr. Marcelo Tissiani, comentou a contribuição que o projeto trará ao Hospital Universitário. “Agora surge uma oportunidade para que nós possamos criar uma nova entrada e saída do hospital e, possivelmente, uma ampliação dos nossos estacionamentos. Isso é uma necessidade, um pleito de longa data do Hospital Universitário, onde tanto os seus usuários quanto os seus colaboradores vêm sofrendo muito com a falta de espaço e de vagas, fazendo com que a segurança se torne cada vez mais limitada. Com a proposta, temos certeza de que vamos conseguir melhorar a viabilidade de entrada e saída e estacionamento do nosso hospital”, analisou o Dr. Marcelo. 

Entre os representantes das pró-reitorias e órgãos da UFPB envolvidos na temática, marcaram presença ainda o Procurador Carlos Mangueira, o Pró-reitor Administrativo Márcio André Veras, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Paulo de Tarso, além de Nicolle Sales (Superintendência de Orçamento e Finanças), Jairo Dias e Alysson Luiz (Superintendência de Infraestrutura), entre outros gestores e servidores.

***
Reportagem: Aline Lins e Mellody Oliveira
Foto: Angélica Gouveia