Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB receberá carreta itinerante para capacitação em tecnologia de ponta
conteúdo

Notícias

UFPB receberá carreta itinerante para capacitação em tecnologia de ponta

Serão selecionados 56 estudantes do Centro de Informática para qualificação
publicado: 13/02/2020 18h19, última modificação: 13/02/2020 18h19
Projeto Hackatruck Maker Spacer já certificou mais de 1,5 mil universitários em todo o país. Foto: Divulgação

Projeto Hackatruck Maker Spacer já certificou mais de 1,5 mil universitários em todo o país. Foto: Divulgação

Uma parceria entre o Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a IBM do Brasil vai possibilitar aos alunos de graduação da unidade de ensino formação especializada e o acesso a ferramentas computacionais avançadas para a criação de aplicativos com  recursos de inteligência artificial (AI), computação em nuvem e internet das coisas (IOT).

Segundo o especialista da IBM Luís Flávio da Silva, a capacitação será oferecida em duas etapas. Na primeira, o aluno participa de um curso de Educação a Distância (EAD), que propõe nivelar os conhecimentos dos inscritos, visando prepará-los para a segunda fase.

Aqueles que obtiverem aprovação na formação à distância, serão classificados para o Hackatrack Maker Spacer. A capacitação, através de EAD, acontecerá entre 2 de março e 5 de abril. As inscrições, gratuitas, ficarão abertas entre 24 de fevereiro e 1° de abril, no site da iniciativa.

O Hackatruck Maker Spacer é um projeto desenvolvido em um caminhão de 70 metros quadrados, transformado em um grande laboratório móvel, com laterais que se abrem para dar espaço a cadeiras, mesas, TVs, impressora 3D, computadores, cortador a laser e toda a infraestrutura para que os participantes apresentem ideias, desenvolvam soluções tecnológicas e aprimorem a formação acadêmica.

A carreta chegará ao CI em 20 de abril e as aulas serão realizadas de 22 de abril a 22 de maio. Serão selecionados 28 estudantes para cada período, manhã e tarde, totalizando 56 alunos. Os instrutores irão ensinar como programar em swift, além de oferecer formação em tecnologia de cloud computing (computação em nuvem), Internet das coisas e indústria 4.0.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Ascom/UFPB