Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona 22 novos professores substitutos

UFPB recepciona 22 novos professores substitutos

publicado: 28/06/2022 18h52, última modificação: 28/06/2022 18h52
A sessão solene reuniu docentes e familiares para as boas-vindas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionou, na manhã de hoje (28), durante solenidade ocorrida no auditório da reitoria, 22 novos professores substitutos que vão atuar nos campi de João Pessoa, de Areia e de Mamanguape e Rio Tinto. A sessão solene foi conduzida pelo Reitor da Universidade, Prof. Valdiney Gouveia, e contou com a presença da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Prof. Rita de Cássia de Faria Pereira; e Fagner Oliveira, Coordenador de Processos de Gestão de Pessoas.

Na recepção aos novos docentes, Fagner Oliveira desejou as boas-vindas e informou ser uma grande satisfação participar do momento que já é uma tradição da gestão da Universidade realizar o acolhimento a todos os servidores, o que, na opinião dele, fortalece a Instituição.  Ele parabenizou a Divisão de Seleção e Provimento da UFPB pela realização do trabalho de admissão dos novos docentes de forma célere, diante dos prazos do período eleitoral que estará vigente em breve; e desejou êxito aos novos docentes.

“Desejo que esse passo que estão dando agora seja o primeiro passo para, quem sabe, no futuro vocês escolherem estar conosco como docentes efetivos da UFPB, quem sabe seja também o caminho de vocês e a gente vai ficar muito feliz com isso”, disse Oliveira.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Rita de Cássia, também recepcionou os novos docentes substitutos, ressaltando a importância do papel deles na atuação em sala de aula e na renovação do entusiasmo nos departamentos e grupos de pesquisa. “Reforço nossa expectativa de que realmente um professor substituto tem as condições de se tornar um efetivo. E a gente espera que tenham esse interesse, em breve, provavelmente este ano, haverá um concurso para professor efetivo e a gente estimula que todos vocês participem”, disse a Pró-Reitora.

O professor Valdiney Gouveia destacou a grandiosidade da Universidade que hoje conta com 124 cursos de graduação, mais de 100 pós-graduações e diversas oportunidades. "E precisamos de cada um de vocês para que isso não só se mantenha, senão que avance. A minha geração estabilizou e a partir daí ela começa a sair de cena, é a geração de vocês que precisa assumir o bastão. E o nosso grande desafio como professores é marcar de forma positiva, poder oportunizar a jovens que acreditem neles, que cresçam, que avancem na docência. A UFPB tem esse papel, nós somos uma comunidade com aproximadamente 50 mil pessoas, esse é o tamanho do nosso papel", disse o Reitor.

O Prof. Valdiney Gouveia ainda destacou as vantagens que a UFPB oferece aos servidores, como ambiente amistoso e agradável, laboratórios com equipamentos que se destacam na América do Sul e oportunidades de crescimento em todas as áreas de conhecimento.  Desejou que os docentes abracem a condição de professores substitutos como uma chance importante para conhecerem o ensino e conhecerem a UFPB, para, se desejarem, escolhê-la para seguirem a carreira.

“O que a gente pretende é que a UFPB siga crescendo, mas sem a atuação de cada um de vocês ela não vai crescer. É nesse sentido que nós agradecemos primeiramente por terem escolhido a UFPB; segundo, damos as boas-vindas e, terceiro, desejamos que a aqui, sim, seja uma casa onde vocês possam ter sucesso, realização e, o que mais importa em nossa vida, sejam realmente felizes”, concluiu o Reitor.

Conheça os novos professores substitutos da UFPB:

Amauri Francisco da Silva – Departamento de Química – CCEN

Ariana Elite dos Santos – Departamento de Fonoaudiologia