Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona medalhistas dos Jogos Universitários Brasileiros
conteúdo

Notícias

UFPB recepciona medalhistas dos Jogos Universitários Brasileiros

publicado: 27/10/2021 16h10, última modificação: 27/10/2021 16h11
Reitor conversou com atletas da UFPB sobre parcerias e projetos de incentivo ao esporte

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta quarta-feira (27), três medalhistas de prata da 68º edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), cujas competições ocorreram em Brasília. Os estudantes e atletas da UFPB Matheus Alves de Aguiar, Mateus Finco e Lislly Lima da Silva se reuniram com o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, para dialogar futuros projetos de investimento e incentivo ao esporte na UFPB. 

A fase classificatória dos JUBs movimentou cerca de 90 mil atletas universitários de todo o país e, para a disputa da fase final, em Brasília, aproximadamente, 4,5 mil atletas marcaram presença. No total, nove atletas da UFPB participaram da competição. Além das três medalhas de prata, foi conquistada uma de bronze pelo estudante de Antropologia Luan Tobias. 

Matheus de Aguiar, aluno do curso de Psicopedagogia, é especialista na prova de 800m e competiu na modalidade de Atletismo. Estreante no campeonato, o atleta de 22 anos realiza seu treinamento na Pista de Atletismo da UFPB. Ele destacou a necessidade de uma maior visibilidade da Universidade em termos de investimento esportivo. 

“O objetivo desse encontro com o Reitor foi iniciar o diálogo sobre projetos que incentivem o esporte dentro da UFPB. Nós sabemos da dificuldade, mas com força de vontade e dedicação, é possível assumir mais força para compor uma melhor representação da UFPB nos Jogos Brasileiros”, afirmou. 

A estudante do curso de Educação Física Lislly Silva, de 20 anos, iniciou no esporte aos 11 anos no Jiu-Jitsu e no Judô, até conhecer o wrestling, modalidade de luta de combate que lhe rendeu o 2º lugar nesta edição do JUBs. A atleta falou sobre sua relação com a prática esportiva. 

Foto: Arquivo pessoal

“Apesar de uma carreira consolidada na luta olímpica, foi a minha primeira vez competindo nos Jogos. Quando ingressei na UFPB, tive a oportunidade de entrar em um projeto de extensão que incluía o wrestling, uma modalidade que vem crescendo muito. Hoje, é a modalidade que eu me dedico diariamente”, comentou Lislly. 

Já o discente Mateus Finco, de 41 anos, do curso de Letras - Inglês, competiu na modalidade Acadêmico, uma disputa de apresentação de artigos científicos que promove a discussão de pesquisas desenvolvidas em nível nacional. Foi a terceira participação do atleta no campeonato, que também já participou na modalidade de natação. 

Mateus apresentou um artigo sobre a visibilidade dos atletas nos jogos de Tóquio 2020 e os debates gerados sobre inclusão e diversidade. “Foi um momento para pensar em futuras pesquisas que são fundamentais não somente para megaeventos como as Olimpíadas, mas também para a realidade de treinamento e desenvolvimento dos atletas, nacionalmente”, avaliou o estudante. 

O Reitor agradeceu e parabenizou os estudantes da UFPB pelo desempenho no campeonato, colocando a Paraíba em destaque no país. Ele garantiu esforços na busca por recursos e oportunidades para o apoio institucional dos atletas. “Nós estaremos buscando recursos e oportunidades para que nossos atletas consigam seguir representando tão bem a UFPB. Obviamente, tudo dentro do que determinam as normas acerca dos recursos públicos. Temos a total intenção de promover o esporte no contexto da Universidade Federal da Paraíba”, assegurou o Prof. Valdiney.

***

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia e Aline Lins