Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Brinquedoteca da UFPB passa por reforma e ampliação

Brinquedoteca da UFPB passa por reforma e ampliação

Reestruturação visa aprimorar o espaço para práticas lúdicas e pedagógicas
última modificação: 06/03/2020 14h06
Local acolhe filhos de estudantes durante atividades acadêmicas. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está reformando e ampliará Brinquedoteca localizada no Centro de Educação (CE), no campus I, em João Pessoa, a fim de aprimorar o espaço para práticas lúdicas e pedagógicas, com mais segurança e bem-estar para as crianças, filhas de estudantes em atividade acadêmica, usuários do serviço.

As obras começaram no início do período letivo 2019.2, em 15 de outubro, e devem ser concluídas no início de dezembro. No local, estão sendo realizados reparos na infraestrutura, como a restruturação da parte administrativa, troca e conserto da mobília, restauração elétrica e pintura dos tetos e paredes. Os usuários foram avisados com antecedência e, neste momento, participam da elaboração do plano pedagógico para o próximo ano.

Atualmente, a Brinquedoteca tem capacidade para atender entre 30 a 50 crianças, nos turnos da tarde e da noite, a partir das 14 e 19h, respectivamente. Segundo Swamy de Paula, vice-diretor do CE, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB é quem comanda os trabalhos. A reforma e ampliação também contam com doações, devido à falta de recursos.

“O principal objetivo da Brinquedoteca é possibilitar a evolução psicológica e social na questão do brincar com as crianças que são usuárias. Não existe apenas uma metodologia a ser trabalhada, mas uma série de concepções que estão hoje expressas no regulamento e que vão ser desenvolvidas junto com a nova coordenação e o novo conselho técnico”, garante o gestor.

De acordo com o diretor, a equipe assumirá plenamente as suas funções logo que as atividades forem retomadas. “A ideia também é que a gente agregue uma série de projetos no campo da pedagogia, para que a Brinquedoteca sirva como uma espécie de laboratório, especialmente para os cursos”. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99823.2957.

Carlos Germano | Ascom/UFPB